Morro de São Paulo (foto: Lelo Jachimowicz)
No país do Carnaval, é possível conciliar os dias de folia com esportes de aventura nos principais destinos para esta data. Samba na Sapucaí com escalada no Rio de Janeiro, sertanejo com rafting e mergulho em Bonito (MS), festa de Rei Momo seguida de trekking da Estrada Real em Ouro Preto (MG), são algumas das opções.
Confira a seguir as sugestões do Webventure para um carnaval de agito e aventura:
– O carnaval mais famoso do país está cercado de oportunidades para a prática dos esportes de aventura. De mergulho nas Ilhas Cagarras, passando por uma velejada na Bahia de Guanabara, e principalmente a escalada em alguns dos melhores points do Brasil. Locais como o morro da Urca e Babilônia possuem centenas de vias, dos mais diferentes graus de dificuldade.
É de lá, na praça General Tibúrcio, entre os dois morros, que sai o bloco de carnaval organizado por escaladores, o Só o Cume Interessa, que entrou no embalo das celebrações adiantadas do carnaval e foi para a rua no último sábado (26).
Um pouco mais afastado encontra-se o Parque Nacional da Floresta da Tijuca com diversas trilhas em meio a Mata Atlântica preservada.
– Mais sobre aventura no Rio de Janeiro
– A histórica cidade mineira, que comemora este ano 300 anos de elevação a Vila, tem muito a oferecer não só nos animados blocos de rua e nas festas do Rei Momo e Rainha do Carnaval. As aventuras mais procuradas são os trekkings, passeios off-road ou então pedaladas pelas trilhas da famosa Estrada Real, ou o exuberante Morro da Queimada, que tem os resquícios da formação de Ouro Preto.
Para os aventureiros por natureza, a melhor opção é o Minas Radical , que reúne uma grande variedade de atrações, que vão desde praticar atividades como rapel, escalada, arvorismo, canyonning, tirolesa, até caminhadas ecológicas, tudo isso próximo a inúmeras nascentes de rios, grutas e cachoeiras.
Quedas dágua não faltam também em outras duas localidades: a Cachoeira das Andorinhas, que nesta época do ano fica ainda mais bela com a migração das andorinhas, e a Cachoeira de Três Moinhos, que permite não só um ótimo banho nas águas cristalinas, mas também uma atividade de rapel.
Por fim, o Parque Estadual do Itacolomi , considerado um verdadeiro paraíso ecológico, é a melhor opção para famílias que buscam um passeio que misture atrações histórico-culturais, trilhas e expedições.
– Mais sobre as aventuras em Ouro Preto
– De frente para Angra dos Reis a Ilha Grande é outra opção fluminense para reunir carnaval e aventura. Na Vila do Abração, centro urbano da ilha, blocos de rua, festas públicas e a presença confirmada na terça-feira da bateria da escola de samba carioca Beija Flor.
Não muito longe dali, é possível encontrar diversas trilhas para o interior da ilha, com cachoeiras como a da Feiticeira. Diversos passeios de escuna proporcionam mergulhos nas ilhas da região.
– Veja também o guia de Trilhas na Ilha Grande Nível Intermediário
– Em 2010, os estragos causados pelas chuvas atrapalharam a realização de um dos mais tradicionais carnavais do interior de São Paulo, o de São Luiz do Paraitinga. Em 2011, nem tudo ainda está em seus conformes, mas as festas de rua, com seus originais blocos de carnaval, estão de volta à cidade.
Para fugir um pouco da badalação, os arredores de São Luís do Paraitinga ainda oferecem uma grande quantidade de trilhas com cachoeiras, cânions e poços naturais, a serem exploradas, como a Trilha do Poço do Pito, a Trilha das 7 Cachoeiras e a Trilha do Piratininga.
Esta última está localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, o qual oferece também o lindo e refrescante passeio de Rafting no Rio Paraibuna, que tem início no Parque e termina apenas 18 quilômetros depois entre corredeiras nível II e III.
– Mais sobre as atrações de São Luís do Paraitinga
– Um dos mais tradicionais pólos do país espera 15 mil turistas para o Carnaval, com diárias já esgotadas na maioria dos hotéis e pousadas da região. A folia fica por conta de blocos sertanejos típicos da região, com o chamado Carna Viola.
Para as atividades de aventura, um rapel de 72 metros seguido de mergulho no Abismo Anhumas, ou trechos de rafting e flutuação pelo Rio Formoso. Além de diversos outros points de mergulho, bóia cross, snorkelling e arvorismo em propriedades particulares, que cobram pela entrada e serviço de guias.
– Mais atrações, fotos e relatos de viagem em Bonito
– A região que abriga o belo cenário desértico do Maranhão pode ser uma opção interessante para aliar folia e turismo. A cidade de Barreirinhas, conhecida como porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, tem um bom circuito de carnaval de rua, com desfiles de blocos e trios elétricos em todas as noites do feriado de carnaval. Durante o dia, o turista pode aproveitar para conhecer os muitos atrativos naturais da região.
Uma vez dentro do Parque, que tem entrada gratuita e permite o acampamento, as vilas de Atins e Caburé são destinos interessantes. Ambas ficam próximas à foz do Rio Preguiças, e no caminho de barco ou jipe já é possível observar as dunas de até 40 metros e aproveitar as muitas lagoas de água cristalina. Para os que gostam de trekking, o caminho até a Lagoa Azul inclui uma caminhada de meia hora. Com um veículo 4×4, também se chega ao Rio Cardosa, onde é oferecido o divertido boia cross.
– Mais sobre aventura nos Lençóis Maranhaenses
– Apesar de conhecida musicalmente pela força do reggae, a capital maranhense não deixa a desejar nas comemorações carnavalescas. Antes ou depois de conhecer o centro histórico, que exibe os quase 400 anos de fundação da cidade, o folião tem várias opções de carnaval de rua, com muitos trios elétricos todos os dias, numa programação que já vem desde meados de fevereiro.
Muito próximo da capital, ainda está a vizinha Alcântara, mundialmente famosa por sua base de lançamento espacial. Além da visita à base, a cidade tem manguezais e igarapés que merecem a atenção do turista. Nos mangues, inclusive, é feito o Sirigueijo, prática de andar pelas pelas raízes características do ecossistema da região. A visitação das muitas praias desertas também oferecem uma boa opção de caminhada e trekking.
– Mais sobre aventura em São Luís e Alcântara
Para quem tiver disposição e tempo, a Chapada das Mesas é mais uma atração maranhense. Localizada no sul do estado, a região fica distante da capital São Luís, a mais de 800 km, mas o acesso pode ser feito por trem, avião ou veículo. A longa distância a ser percorrida compensa pelas muitas e belas cachoeiras, além do Poço Azul , uma piscina natural em meio a um cenário paradisíaco.
– A capital baiana dispensa apresentações quando se fala em carnaval. Mas o turista que conseguir dar um tempo na folia também pode conhecer suas belas praias e se encantar com os mais de 460 anos de história da cidade. No Pelourinho , maior conjunto colonial da América Latina, são 354 construções dos séculos XVII ao XIX. Já o reformado Mercado Modelo é outro ponto quase obrigatório de visita.
Depois de utilizar o famoso Elevador Lacerda para descer da cidade alta para a baixa, o folião tem muitas praias para conhecer e curar a provável ressaca, mas Boa Viagem e Itapuã não podem ficar de fora do roteiro. Se sobrar tempo entre a folia e o descanso, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim também vale a visita, independente da religião. Sua construção foi iniciada ainda em 1756, e ela é conhecida principalmente por abrigar a festa da lavagem das escadarias.
– Mais sobre aventura em Salvador
– Ao sul de Salvador, a Ilha de Tinharé abriga um dos locais mais procurados pelos turistas na Bahia: a vila de Morro de São Paulo. No vilarejo, onde é proibido entrar com veículos, as praias são de areia branca e água esverdeada. O surfe e o mergulho podem ser praticados. Do Forte , também é possível ver o belo pôr do sol e os muitos golfinhos que nadam nas proximidades das ilha.
– Mais sobre aventura em Morro de São Paulo
– Em um dia de folga da folia, uma breve viagem até Imbassaí traz opções de atividades de aventura como o rafting no Rio Pojuca e a tirolesa após o trekking em meio à Mata Atlântica da Reserva Florestal Sapiranga . Distante 63 quilômetros de Salvador, a cidade baiana ainda oferece um ecossistema interessante a ser observado, que mistura florestas, mangues, cachoeiras, dunas e lagoas. Já no mar, as piscinas naturais permitem a prática do mergulho.
– Mais sobre aventura em Imbassaí
Este texto foi escrito por: Equipe Webventure