Direto da Adventure Fair – O Adventure Travel World Summit South America (ATSW-SA), maior evento empresarial de Ecoturismo e Turismo de Aventura do mundo, que pela primeira vez acontece no Brasil, trouxe em uma palestra uma das cem mulheres mais influentes do mundo, de acordo com a Revista Forbes, Carol Bellamy.
Ex-senadora do Estado de Nova York, líder desde 2005 do World Learning, uma ONG global com foco na educação internacional, ex-Diretora Executiva da UNICEF e do Corpo de Paz dos Estados Unidos, Bellamy teve como foco em sua palestra questões comportamentais dos cidadãos do mundo, como ela chama as pessoas comprometidas com questões sociais mundiais e que se propõem a se arriscar em diversos países e diversas línguas para assim fazer novas amizades, redes de relacionamento e ajudar a solucionar problemáticas regionais.
Para Carol, um grande facilitador de formação dos cidadãos mundiais é a aventura e o turismo. Belém, no Pará, foi a primeira cidade brasileira a explorar a aventura na Floresta Amazônica e isso gerou impactos às tribos indígenas e ao ecossistema, coisas que hoje são evitadas nas atividades, disse.
Uma das pontuações feitas por Carol Bellamy foi a aventura moral das pessoas em se inserirem em diversas culturas, mesmo as mais desconhecidas, com paixão por fazer a diferença. Aventura moral é tentar ser a força de mudança social. Eu morei dois anos na Guatemala e isso mudou minha vida para sempre, declarou Bellamy.
Ela definiu com comprometimento, braveza, honra e paixão as pessoas aptas a serem os agentes de mudança mundial, e afirmou que o início desse trabalho pode ser localmente, onde cada um mora.
O Adventure Travel World Summit SA aconteceu de quinta-feira (4) até este sábado (6), no Centro de Exposições da Imigrantes, em São Paulo (SP), sendo parte da Adventure Sports Fair, maior feira de esportes de aventura da América Latina, em uma parceria da ABETA Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo , e Turismo de Aventura e do Adventure Travel Trade Association (ATTA).
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi