Paris (França)- Vencido o primeiro desafio para o Dakar 2001. O Mitsubishi Pajero Full do piloto Klever Kolberg, da equipe BR Lubrax, foi aprovado nesta sexta-feira nas verificações técnicas do Rally Paris-Dakar, maior rali do mundo que tem largada dia 1 de janeiro de 2001 na capital francesa e conta com cobertura on line do Webventure.
Durante cinco horas, numa parte do Castelo de Vincennes, os técnicos da empresa TSO, organizadora da competição, checaram todos os itens
do carro da equipe brasileira, entre eles equipamentos de segurança, peças e parte mecânica.
O procedimento é muito minucioso e alguns componentes são medidos milimetricamente. Até as etiquetas dos cintos de segurança e dos bancos especiais de corrida são conferidas à exaustão. Quem não estiver com o veículo de acordo com as exigências do regulamento, dificilmente conseguirá largar na madrugada da próxima segunda-feira, perto da Torre Eiffel.
O trabalho dos técnicos chamou a atenção de Klever Kolberg. Tudo foi analisado com o máximo rigor e o meu carro está em perfeitas condições para a largada, afirmou o piloto brasileiro. Segundo ele, essa preocupação mostra que a organização do rali está cada vez mais
atenta com a segurança dos pilotos. Kolberg já participou 13 vezes do Paris-Dakar, nas categorias Carro e Moto.
Mas não são só os veículos que passam por verificações. Todos os participantes do rali, de pilotos a jornalistas, precisam enfrentar uma maratona burocrática antes de pisar em território africano. São as verificações administrativas, quando é necessário apresentar à organização, entre outros papéis, os comprovantes de pagamentos das inscrições.
Depois de todo esse trabalho, os carros são levados para exposição no Parque Fechado, perto da Torre Eiffel, onde ficarão guardados até a hora da largada, na madrugada de segunda-feira. Essa área é totalmente restrita e nem os pilotos podem chegar perto dos veículos. As máquinas, com pinturas especiais e chamativos adesivos de patrocinadores, tornam-se uma interessante atração para a população parisiense e para os turistas que invadem a capital francesa.
Klever Kolberg foi o primeiro piloto da equipe BR Lubrax a fazer as verificações técnicas e administrativas. Neste sábado será a vez de Jean Azevedo e Juca Bala, que vão pilotar motos Honda Falcon Rally de 400 cilindradas, de André Azevedo com seu caminhão Tatra fabricado
na República Tcheca, e do mecânico Luiz Azevedo, que estará num caminhão Tatra de assistência do time brasileiro.
O rali Paris-Dakar 2001 terá aproximadamente 11.000 quilômetros e vai atravessar seis países da Europa e África: França, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal. Cerca de 300 veículos, entre carros, motos, caminhões de competição, caminhões de assistência e quadriciclos estarão largando rumo ao deserto do Saara. A prova terminará dia 21 de janeiro, em Dakar, no Senegal.
Acompanhe todas as emoções do maior rali do mundo na cobertura on line do Webventure no www.webventure.com.br/dakar2001A Equipe BR Lubrax conta com o patrocínio de Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil e Pirelli, e o apoio de Nortel Networks, Carwin Acessórios, Eletronet, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Moto Honda da Amazônia, Assohonda, Musashi, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, IBM Brasil, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports e Vista Criações Gráficas e site Webventure.
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro
Last modified: dezembro 29, 2000