Foto: Pixabay

Carros a diesel são os melhores até aqui

Redação Webventure/ Offroad

Palmas/ TO – O Rally Internacional dos Sertões saiu hoje de Gurupi para a capital do estado, Palmas. A etapa percorreu 316 km, contendo uma especial (trecho cronometrado) de 105 km, em um terreno de cascalho e curvas de alta velocidade. As motos foram as primeiras a sair, às 11h30. Os carros depois, as 12h38.

Para o navegador Alberto Fadigatti, companheiro de Reinaldo Varella (102 – Troller), a etapa “foi muito rápida, pé em baixo. Era piso solto, estradão batido, com algumas pedras soltas que trazia o carro de lado”. Depois da batida de ontem (trombada com a Pajero de Marcos Myake e Fernando Fragoso/ 127 – Rally Brasil), a dupla largou no pilotão intermediário. “Nós largamos na trigésima sexta colocação e passamos sete ou oito carros. Só espero voltar entre os dez primeiros”, comentou.

Os veículos a diesel continuaram a andar bem nesta etapa e marcaram os melhores tempos. “Até agora só tomamos pau dos diesel. Eles vêm com um motor forte, muito rápido em baixa, num circuito travado”, completou Fadigatti. A constatação é a liderança na geral de Édio Futcher e Luis Tedesco (108 – GM), que ficou em segundo hoje, atrás de Paulo Vignolli e Luiz Otávio Calfat (109 – Rally Rio). Ulysses Bertoldo e Norton Lopes (124 – Mitsubishi), vice-líderes na geral, ficaram em terceiro.

O estreante em carros, Nelson Freire, que já participou ano passado de moto, disse estar surpreendido com o desempeno da diesel L 200. “Meu planejamento era só chegar e eu até estou superando minas expectativas, porque cheguei a ficar em quinto na geral. Tive problemas de câmbio, mas acho que dá para ficar entre os dez primeiros e entre os cinco na minha categoria”.

Nas motos, a etapa foi vencida pelo alemão Jurgen Mayer (45 – KTM). Em seguida, vieram os brasileiros Jean Azevedo (08 – BikeBox) e José Hélio Filho (01 – Zé e os cara). O líder na geral é o chileno Carlo de Gavardo (26 KTM). Jean e José Hélio são, respectivamente, o segundo e terceiro.

Fato inédito – Pela primeira vez, a etapa contabilizou nenhum acidente. A equipe médica do rali não precisou entrar em ação.

Riamburgo deixa o Sertões – Muito chocado com a morte do conterrâneo Paulo Roberto Salles, ocorrida sábado, Riamburgo Ximenes, campeão no ano passado, e o navegador Marcos Rogério, da equipe Ypióca, abandonaram a prova. “Beto era meu melhor amigo, com ele aprendi muitas coisas. Queria buscar a vitória nos Sertões como forma de homenageá-lo. Mas, percebi o quanto é difícil não estar agora em Fortaleza, onde é muito mais importante minha presença neste momento”, desabafou Riamburgo.

Outra dupla que está fora é Eder Pinheiro e Nilo de Paula (169 – Chevrolet Team). A S-10 diesel vazou óleo e travou o motor, após ter batido. Pelo regulamento da categoria TTD, não se pode trocar o motor.

Amanhã o rali pára para descanso. Nem todos estarão de folga. Equipes de apoio e mecânicos trabalharão no reparo das motos, carros e caminhões. A prova segue na quarta-feira, com o desafio da especial de 500 anos. Serão 500 km pelo deserto do Jalapão/TO, um terreno de cascalho, pedras, terra batida e areião pesado.

Este texto foi escrito por: Andre Pascowitch

Last modified: julho 17, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure