Klever e Bampi foram os melhores na primeira etapa (foto: Eduardo Bampi/ Divulgação)
A abertura do Dakar 2007 marcou uma bonita briga entre os pilotos brasileiros na categoria carros. Klever Kolberg e Paulo Nobre completaram a primeira especial do rali com apenas 15 segundos de distância. Em sua 20ª participação, Klever venceu o duelo e conquistou a 21ª colocação ao lado do navegador Eduardo Bampi, enquanto Palmeirinha e o português Filipe Palmeiro chegaram em 22º.
A bordo de uma Mitsubishi, Klever precisou de 1h33min18 para percorrer os 117 quilômetros cronometrados entre Lisboa e Portimão, em Portugal o tempo foi 12min40 mais lento que o do vencedor do dia, o português Carlos Souza.
“Em 20 anos de Dakar, foi a mais dura etapa européia que já peguei. Tinha muita areia, lembrou algumas etapas que fazemos no Rally dos Sertões”, comentou o piloto. “Logo de cara, a bateria do nosso intercomunicador pifou, ficamos eu e o Bampi sem comunicação. Foi um treino para navegação de surdo e mudo, o Bampi usava as mãos para me indicar o caminho, tentava gritar, foi até engraçado, mas dificultou bastante. Fomos o 56º carro a largar, fizemos muitas ultrapassagens durante a etapa”, disse.
Já Palmeirinha cruzou a linha de chegada em 1h33min33. O resultado do brasileiro pode ser considerado muito bom, já que ele participa do Dakar apenas pela segunda vez – estreou no ano passado, mas não completou o rali pois sofreu queda de uma duna, que destruiu seu carro. Desta vez, ele corre com uma BMW X5.
A outra dupla brasileira nos carros, Riamburgo Ximenes e Lourival Roldan, não fez uma boa prova e terminou o primeiro dia na 124ª posição, 1h31 atrás dos líderes.
Boas condições – Hoje Palmeirinha se aproveitou do fato de o terreno ser parecido com o que está acostumado no Brasil – trechos rápidos, com perfil de rali de velocidade, do qual ele já foi campeão sul-americano.
Tanto Klever quanto Palmeirinha conseguiram ser mais velozes que a alemã Jutta Kleinschmidt, campeã do Dakar em 2001. Principal piloto da equipe BMW, ela enfrentou problemas elétricos e perdeu 30 minutos consertando-os ainda contou com a ajuda de outro piloto do time, Guerlain Chicherit.
Atualizado às 16h52
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: janeiro 6, 2007