Franciosi chega à última etapa com 27min48 de vantagem para vice-líder. (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)
Tudo o que o piloto João Antonio Franciosi poderia sonhar aconteceu nesta quinta-feira. Ao lado do navegador Rafael Capoani, o baiano ficou muito perto do título do Rally dos Sertões nos carros, após a oitava e penúltima etapa, disputada há instantes.
Líder do rali, Franciosi foi o mais rápido no trecho cronometrado entre Brumado e Cândido Sales, na Bahia. Além de andar na frente em sua terra, ele viu seu principal concorrente, Reinaldo Varela, fechar o dia na distante 27ª colocação, 27min23 atrás. Com isso, a vantagem na classificação geral que era de dez segundos passou para quase meia-hora.
O segundo lugar hoje foi de Edu Piano e Rogério Almeida (a 1min16). Na seqüência ficaram Klever Kolberg e Lourival Roldan (a 1min19), Riamburgo Ximenes e Flávio Marinho (a 1min37), e Marlon Koerich e Josiane Koerich (a 2min30).
“Fizemos a primeira parte muito rápida, e até o km 60 já tinha conseguido colocar 20 segundos no Varela”, comemora Franciosi, que vinha sendo mais lento que o adversário nos últimos dias. “Aí o encontramos parado, com problemas”, acrescenta o primeiro colocado, que se nega a falar como campeão. “O rali ainda não acabou, e vamos nos concentrar para fazer uma tocara rápida e com segurança amanhã.”
Azar na reta final – Varela lamentou a série de dificuldades que enfrentou nesta quinta. “Chegamos ao final quase sem Diesel. Tivemos problemas com a turbina do motor, ficamos sem turbo e viemos nos arrastando”, relata o piloto, que deve ficar com o vice.
Apesar dos pesares, Varela se nega a pensar que não tem mais chances. “Falta uma etapa e não vamos desanimar. O que aconteceu hoje pode acontecer com os outros amanhã. Ainda estamos em segundo”, diz Varela, a 27min48 de Franciosi.
Dentro da lógica, apenas as duas duplas melhor colocadas chegam à última especial com reais chances de título. Marcos Baumgart e Alberto Andreotti, que estão em terceiro, aparecem a 1h09min55, enquanto Riamburgo Ximenes e Flávio Marinho ficam a 2h24min38 dos líderes, no quarto lugar.
Klever, que segue em importante recuperação, adorou a prova. Ela exigiu bastante pilotagem, conta o piloto, que só lamentou o fato de a especial ter sido tão pequena. Ele e Eduardo Bampi estão em 23º na geral. Já Palmeirinha, que ganhou as especiais de terça e quarta, foi sexto hoje e está em 28º no acumulado dos tempos.
Resultados da 8ª etapa nos carros
1) João Antonio Franciosi e Rafael Capoani 1h59min49
2) Edu Piano e Rogério Almeida – a 1min16
3) Klever Kolberg e Eduardo Bampi – a 1min19
4) Riamburgo Ximenes e Flávio Marinho a 1min37
5) Marlon Koerich e Josiane Koerich – a 2min30
Classificação geral após a oitava etapa
1) João Antonio Franciosi e Rafael Capoani 25h15min40
2) Reinaldo Varela e Marcos Macedo – a 27min48
3) Marcos Baumgart e Alberto Andreotti – a 1h09min55
4) Riamburgo Ximenes e Flávio Marinho a 2h24min38
5) Reinaldo Iglesias e Daniel Souza a 2h25min58
Este texto foi escrito por: Webventure