Peterhansel nove vezes campeão do Dakar é o líder na geral (foto: Theo Ribeiro)
O quinto e mais duro dia do Dakar passou pelas dunas brancas de Fiambalá (leia aqui). O percurso dos carros e dos caminhões foi totalmente separado do de motos e quadris, com 177 quilômetros de especial.
A etapa não deixou a desejar no quesito dificuldade, passando por muita areia e uma subida com quase 1.000 metros de ascensão logo nos primeiros 50 quilômetros. Essa foi a última perna do Dakar na Argentina amanhã os pilotos seguem rumo a Copiapó, em território chileno.
Contratempos.A dupla brasileira formada por Guilherme Spinelli e Youssef Haddad passou por maus bocados hoje. Eles tiveram de parar por 15 minutos no meio das dunas, ainda no começo da competição, e depois ficaram presos na altura do quilômetro 95, por horas, fazendo reparos e esperando o caminhão de apoio.
Antes de parar, os brasileiros seguiam bem, na 10ª posição. Contudo, uma falha mecânica os tirou do páreo. Até o segundo posto de controle, a dupla estava 6min25s atrás do primeiro colocado, mas, quando retornou à prova, caiu para a 109ª posição, com 4h20min1 de desvantagem. Eles ainda se recuperaram um pouco, terminando em 98º e tempo de 6h50min7.
Enquanto isso, André Azevedo e Emerson Cavassim ganharam algumas posições durante a corrida, mas acabaram diminuindo o ritmo no final. Eles terminaram em 22º, com 2h50min19 e passaram para o 17º lugar na classificação geral.
Outra vítima do calor e das dunas foi Nasser Al-Attyah. O vencedor do Dakar 2011 largou em 15º, e logo passou à primeira posição. Após o segundo posto de controle, ele precisou parar por 20 minutos para consertar um vazamento no radiador, mas ainda assim manteve a liderança. Mas, quando estava nos últimos 50 quilômetros da etapa, precisou parar novamente para consertos e acabou caindo no ranking. Nasser terminou em 11º, com tempo de 2h34min46, e ficou em 8º na classificação geral.
Líderes. Quem levou a quinta etapa foi Krzysztof Holowczyc, com 2h10min51. Ele foi seguido por Robby Gordon, parceiro de Nasser nos Hummers, que chegou 1min1s depois. Em terceiro lugar veio o francês Stephane Peterhansel, com 2h14min43.
Na classificação geral, Stephane lidera com 4min18 de vantagem sobre Krzysztof. Em terceiro lugar está o espanhol Nani Roma, 10min39 atrás.
Este texto foi escrito por: Da Redação