O catamarã de 121 pés Orange II (foto: Divulgação)
Nos últimos quatro dias o catamarã Oragnge II, de 121 pés (36 metros), quebrou os dois recordes mais importantes da vela mundial. O de singradura (milhas percorridas em 24 horas) e o da travessia do Atlântico Norte.
O veleiro comandado pelo francês Bruno Peyron completou na quarta-feira 766 milhas (1.418 km) em 24 horas, novo recorde de singradura. Além disso, percorreu o caminho de Nova Iorque até a ponta The Lizard na Inglaterra em 4 dias, 8 horas, 23 minutos e 54 segundos, cerca de nove horas mais rápido do que o Playstation, catamarã dono do antigo recorde.
O barco tripulado por 12 velejadores desempenhou uma média de aproximadamente 27 nós de velocidade (50 km/h) durante a travessia. Estamos muito felizes, mas nos sentido um pouco estranhos. Parece que saímos ontem de Nova Iorque, contou o comandante Peyron.
Durante o caminho o veleiro bateu em um bloco de gelo e danificou um dos lemes. Mas isso foi o máximo que aconteceu. Reagimos bem, na hora certa. O veleiro está inteiro, tudo aconteceu como o planejado, comemorou.
Este texto foi escrito por: Webventure