Webventure

Catamarãs irão competir na Volvo Ocean Race

Os stop-overs da Volvo Ocean Race terão uma atração aparte com o anúncio de uma nova classe criada essa semana pela organização da competição. A Volvo Extreme 40 terá catamarãs de 40 pés que irão competir entre si nos portos de parada da prova.

O barco foi desenhado especialmente para regatas em águas abrigadas ou provas oceânicas de curta duração. Segundo a organização, os catamarãs são leves, de fáceis de trasportar e ágeis nas manobras ponto no qual a maioria dos catamarãs perde para os monotipos. O campeão olímpico da classe Tornado Mitch Booth e o francês Yves Loday assinam o design.

Os testes indicam que o 40 pés poderá atingir a velocidade de 35 nós com 25 nós de vento e velejar em apenas um dos cascos a partir de seis nós de velocidade. A tripulação será composta por quatro velejadores e mais um integrante não participante, que será da imprensa, ou alguma celebridade.

O site oficial da classe é o www.volvoextreme40.org, pelo qual é possível adquirir um dos catamarãs e fazer a inscrição. O stop-over do Brasil será entre 13 de março e 2 de abril, no Rio de Janeiro, com regata marcada para o dia 25 de março.

Este texto foi escrito por: Webventure