Webventure

Cavalcante, exemplo de miscigenação e da natureza do cerrado


Praça central de Cavalcante (foto: Richard Avolio)

Segundo a história, o povoamento de Cavalcante (GO) tem duas origens. De um lado por causa da mineração, quando Bartolomeu Bueno, o Anchieta, iniciou a emigração para a região. Na época haviam várias comunidades indígenas vivendo no que hoje é a cidade, que também fazem parte da origem do local.

Os negros trazidos como escravos para mineração e os índios escravizados fugiam e formavam comunidades Quilombolas. Essa é a outra origem do povoamento de Cavalcante, que possui até hoje cerca de 20 comunidades, denominadas Kalungas. Segundo o senso de 2004, existem 9.660 habitantes na cidade.

O maior atrativo da região é o ecoturismo. Cerca de 70% da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros encontra-se dentro do município de Cavalcante. Existem mais de 100 cachoeiras próximas à cidade.

O local é um ótimo exemplo do ecossistema do cerrado, com vales, canyons e corredeiras, que abrigam a fauna e flora típica do clima semi-árido. O turismo religioso também está presente nos arredores da cidade, principalmente na romaria das comunidades Quilombolas em homenagem a Nossa Senhora da Abadia, que atrai mais de mil romeiros. Esse ano o evento irá acontecer uma semana depois que o Rally dos Sertões deixar a cidade, de 13 a 16 de agosto.

Este texto foi escrito por: Webventure