Estalactites na gruta Torrinha (foto: Luciana de Oliveira/ Arquivo Webventure)
As mais procuradas de todo o país, as cavernas da Chapada Diamantina podem ganhar um plano de preservação. A Superintendência de Desenvolvimento do Turismo (Sudetur) pretende sensibilizar os proprietários das áreas onde se encontram essas cavernas, para transformá-los em empresários de ecoturismo conscientes da necessidade de oferecer serviços essenciais aos visitantes, a exemplo de acessos às grutas, maior segurança e equipamentos de apoio no local.
Pelo projeto da Sudetur, cada caverna terá seu próprio plano de manejo, que vai definir a capacidade da gruta de receber turistas, as galerias abertas à visitação e as atividades que serão permitidas no seu interior.
Localizadas nos municípios de Iraquara, Seabra, e Palmeiras, as cavernas da Chapada Diamantina que deverão ter planos de manejo são a Gruta da Fumaça, Gruta Manoel de Ioiô, Gruta da Pratinha, Gruta Azul, Gruta do Prumo, Gruta Torrinha, Gruta Buraco do Cão, Gruta Santa Marta e Gruta dos Impossíveis. No Brasil, a única caverna dotada de plano de manejo é a do Lago Azul, em Bonito (MS).
Este texto foi escrito por: Webventure