Em reunião fechada realizada ontem, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo acatou decisão tomada pela Comissão Disciplinar da CBA, em novembro do ano passado, e confirmou a vitória da dupla Edio Füchter e Luis Tedesco (Chevrolet Rally Team) na classificação geral da categoria Carros do Rally Internacional dos Sertões 2000.
A disputa judicial começou com o protesto da Mitsubishi para a validação da última etapa (Quixadá a Fortaleza CE). Julgado em 1ª Instância, a Comissão Disciplinar já havia favorecido a montadora. Mesmo assim, o STJD foi acionado e ratificou que a etapa será computada e as punições consideradas. Com isso, a S-10 de Édio e Tedesco, que forfetou (extrapolou o tempo permitido para completar a etapa) por não ter cruzado o fim da especial, teve, segundo o regulamento, o pior tempo da especial com 10 minutos de acréscimo.
Segundo Marcos Ermírio de Moraes, organizador e diretor do rali, o pior tempo foi de 28 minutos e a dupla da Chevrolet obteve assim o tempo de 38 minutos. “O documento diz que não será cancelada a última especial e deve-se manter o resultado final divulgado, em que a Chevrolet é a campeã”, ressaltou na época. Apesar da decisão, a Mitsubishi e a Troller, principais interessadas, ainda poderão recorrer na justiça comum.
Este texto foi escrito por: André Pascowitch