Bernardo Koller e Sidinei Broering levaram o título em 2010 (foto: Divulgação/ Chevrolet)
O Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade tem ficado em segundo plano nos últimos anos no cenário off-road. E é justamente essa realidade que a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) está disposta a mudar. Para isso, a Comissão Nacional de Rally (CNR) da entidade se reuniu no mês passado e definiu um plano de metas. O objetivo é restruturar e fortalecer a competição nos próximos três anos.
A reunião aconteceu no último dia 23 de fevereiro, em São Paulo, e contou com a presença dos representantes das equipes, promotores e possíveis patrocinadores do campeonato. Durante o dia inteiro, foram discutidos os pontos principais para aprimorar também a promoção e a divulgação do Brasileiro. Assim, foram definidas 12 metas, que devem ser realizadas, ou ao menos estudadas, até o fim do ano.
Entre elas, estão medidas como o incentivo financeiro ao competidor, por meio da ajuda com o transporte e descontos nas inscrições, caso ele participe de várias etapas. A CBA também pretende realizar uma etapa em conjunto com o Brasileiro de Rali Cross-Country e, no campo da competição em si, está na pauta a regulamentação de uma nova categoria, a XRC (Xtreme Rally Cars), que deve estrear já em 2012. Quanto à promoção, ainda está prevista a criação de um site próprio do Brasileiro de Velocidade.
Em 2010, após oito etapas disputadas, o título da competição ficou com a dupla formada pelo piloto Bernardo Koller e o navegador Sidinei Broering, que correram com um Celta Rally 1.4, dando a vitória para a equipe Chevrolet. Neste ano, estão programadas sete etapas para o Brasileiro de Rali de Velocidade. O campeonato começa em 7 de maio, na cidade de Erechim (RS), e termina apenas no fim de novembro.
Confira todas as 12 metas do plano estabelecido pela CBA para o Brasileiro de Velocidade:
1. Auxílio nas despesas de transporte para aumentar o número de concorrentes de fora da cidade do evento;
2. Estudar descontos progressivos para os inscritos em um maior número de provas e de cidades, outras do que a do evento;
3. Captação e edição de imagens próprias do CBR com distribuição de vídeo releases e de programetes fechados para um maior número de emissoras de TV;
4. Criação de um website específico do CBR 2011;
5. Contratação de uma empresa de marketing promocional que vai trabalhar patrocinadores e promotores regionais, já a partir de 2011;
6. Definição de uma empresa de assessoria de imprensa específica para o CBR;
7. Definição do projeto/regulamento do carro 4×4 brasileiro (XRC) que será introduzido no Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade de 2012, para completar o Plano de Carreira N2Light, SuperN;
8. Inclusão do Rally de Gramado (9 de julho de 2011) no calendário 2011;
9. Procurar uma maior integração (e até realização conjunta);
10. Estudar a realização de uma prova do CBR em conjunto com uma prova do Brasileiro de Cross-Country;
11. Definir um layout para identificar as diferentes categorias que disputam o CBR com fundos dos números de inscrição diferentes e contrastantes;
12. Adotar números fixos (para facilitar a confecção de material promocional e para ajudar a criação dos ídolos) para os diferentes pilotos. O critério de primeira escolha será determinado por currículos e conquistas.
Este texto foi escrito por: Webventure