Webventure

Ceará enfim emplaca rali de cross-country


Riamburgo Ximenes é um dos principais representantes do Nordeste. (foto: Donizetti Castilho/Divulgação)

O velho sonho de realizar um rali cross-country no estado do Ceará está próximo de virar realidade. Tudo por causa do surgimento do Velocerá 2006, campeonato estadual que tem como objetivo possibilitar aos pilotos nordestinos uma competição em sua região. A primeira etapa será em 25 de março, nas serras de Juá e Conceição, no município de Caucaia, a 40 quilômetros de Fortaleza.

Em seu ano de abertura, o Velocerá contará com quatro etapas, todas no Ceará. Todas acontecerão em apenas um dia, e em lugares diferentes. Os circuitos montados terão em torno de 40 quilômetros, percorridos em três voltas que são chamadas de especiais.

Haverá intervalo de duas horas entre cada bateria, quando os carros poderão receber apoio mecânico. As duplas estarão divididas em três categorias: Production, Super Production e Protótipos.

A intenção dos organizadores ao criar as categorias foi repetir as dos dois principais campeonatos de cross-country do país: o Brasileiro e o Paulista. O regulamento também é praticamente o mesmo, salvo pequenos ajustes.

O Velocerá já realizou em 2005 duas provas experimentais. A primeira aconteceu no dia 24 de setembro e contou com um grid de 14 veículos. A segunda foi disputada em 17 de dezembro, com mais 18 carros. A expectativa para a primeira etapa deste ano é da participação de mais de 20 veículos.

Calendário do Velocerá

  • 25 de março
  • 10 de junho
  • 2 de setembro
  • 4 de novembro

    Este texto foi escrito por: Webventure