Webventure

Central Sul é campeã brasileira de Rafting em 2005


Equipe Bozo d´Água Alaya ficou em segundo lugar (foto: Divulgação)

Direto de Três Coroas (RS) – A equipe Central Sul Rafting desbancou no último fim de semana (18 e 19/06) a Alaya Bozo Dágua e ficou com o título do Campeonato Brasileiro de Rafting. O time gaúcho foi o mais regular ao longo dos três dias de competição na cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, e somou 940 pontos.

A Bozo Dágua, que ficou com o vice-campeonato, terminou o Brasileiro com 620 pontos. O pódio também teve a Raft Adventure Team em terceiro lugar, com 564 pontos.

Para chegar ao título, o terceiro de sua história, a Central Sul mostrou muita regularidade. O time de Três Coroas venceu o Descenso e acabou em segundo no Slalom. Aproveitou-se também do fato de ter escolhido a margem direita do rio para disputar os duelos eliminatórios.

Como os organizadores não foram capazes de armar largada em lugar igual, nos mais de 20 duelos realizados sempre quem começou na margem direita do rio venceu, beneficiada pela correnteza favorável. A confusão causada por isso culminou na desintegração do Comitê de Rafting da CBCA (Confederação Brasileira de Canoagem).

Gaúchas na ponta – Assim como no Masculino, a categoria para mulheres foi vencida por uma equipe de Três Coroas. As gaúchas da equipe Meninas dos Rios ficou com o título ao somar 880 pontos ao longo dos três dias de prova. E também houve diferenças de interpretação.

Não faltaram protestos e até recursos por falhas na arbitragem. E aqueles que não ganharam entenderam que a vitória das Meninas dos Rios aconteceu no tapetão. A Hydra ficou em segundo, com 800 pontos, seguida pela Bozetes, com 720 pontos. Tanto a vice-campeã quanto a terceira colocada são de Brotas.

A premiação dos vencedores acabou desprestigiada. Apenas 30% dos atletas que participaram do Brasileiro de Rafting estiveram na cerimônia de entrega dos troféus aos campeões.

Resultados do Brasileiro de Rafting

Categoria Masculina
1)Central Sul Rafting (Três Coroas) 940 pontos
2)Alaya Bozo Dágua (Brotas) 620
3)Rafting Adventure Team (Três Coroas) 564

Feminina
1)Meninas dos Rios (Três Coroas) 880 pontos
2)Hydra (Brotas) 800
3)Bozetes (Brotas) 720

Este texto foi escrito por: Jean Claude Razel, especial para o Webventure