O primeiro dia será marcado por um terreno misto (foto: Guga Malta)
O início oficial da 21ª edição do Cerapió aconteceu nesta quarta-feira (23), com um total de 366 veículos inscritos, entre carros 4×2 e 4×4, caminhões, motos, quadriciclos e bikes. A largada foi em Fortaleza (CE) e o primeiro destino dos competidores é a cidade de Mossoró (RN). A prova irá terminar no dia 26 de janeiro, em Recife (PE).
Após 20 anos de competição, o roteiro da prova foi alterado, o que representará um desafio totalmente novo, mesmo para os pilotos e navegadores mais experientes. Antes, a prova saia do Ceará e terminava no Piauí (por isso o nome Cerapió). No ano seguinte, era o contrário, saindo do Piauí, terminando no Ceará (dessa vez com o nome de Piocerá).
A partir deste ano, a logística da competição foi alterada. O local de largada continuará mudando de local a cada ano. No entanto, em 2008, os pilotos e navegadores saíram de Fortaleza, passarão pelos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, até chegarem ao destino final da caravana Cerapió 2008, em Recife (PE).
Diferentes trilhas – Outra novidade do percurso é o local de largada, em Maranguape (CE). A partir desse ponto os pilotos das categorias Master, Sênior, Executivo, Over e Júnior, percorrerão um trecho com muitas serras, o que irá exigir um nível técnico mais avançado. Enquanto isso, os participantes das categorias Novatos, Turismo e Quadriciclos farão outro percurso até a cidade de Chorãozinho (CE). Desse ponto em diante, todos os pilotos seguem o mesmo trajeto.
Mais uma grande surpresa da prova será o percurso de mais de 100 quilômetros que será percorrido exclusivamente pelos pilotos mais experientes de moto.
As duas primeiras etapas do Cerapió valerão pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Entre os pilotos de ponta desta edição do Cerapió, está Jean Azevedo. Ele não correrá entre as motos, das quais se aposentou recentemente, mas sim na Carros. Referindo-se a estrangeiros, o destaque fica para o suíço Jean François que, em 2007, estreou na competição e surpreendeu ao ser mais rápido do que o campeão brasileiro Sandro Hoffman.
Além da prova de regularidade, acontecerá também o Velocerapió para aqueles que preferem acelerar. Entre os que já confirmaram presença está Riamburgo Ximenes, atual campeão do Velobrasil e do Mitsubishi Cup Nordeste, na categoria Protótipo. Ele já venceu o Rally Internacional dos Sertões.
O primeiro dia do Velocerapió será marcado por um terreno misto, com muita areia solta, e também piçarra, de acordo com o coordenador Fernando Holanda. Serão 140 quilômetros de deslocamento, mais a especial com três voltas de 29 quilômetros e o deslocamento final de 124 quilômetros.
Este texto foi escrito por: Webventure