Equipe de resgate está pronta para a prova (foto: Divulgação)
O maior rali de regularidade da América Latina, realizado em território brasileiro, contará com forte equipe de resgate médico em 2010. É o que garantem os organizadores do Rally Cerapió, que terá neste ano oito equipes preparadas para garantir a todos os seus competidores, além de satisfação, segurança e atendimento médico necessários.
Ao todo, serão seis carros 4×4 preparados para o socorro médico e resgate. Farão parte da equipe: motoristas, médicos, enfermeiros e paramédicos, além de duas ambulâncias UTI, equipadas com todo material para o atendimento pré-hospitalar necessários e com capacidade para realizar cirurgias de pequeno porte. As UTIs móveis ficarão posicionadas em pontos estratégicos da prova ou à beira das rodovias, esperando por um de chamado das demais equipes que acompanharão a prova.
Nas ambulâncias UTIs estão os materiais necessários para a condução de situações mais críticas, entre eles o desfibrilador cardíaco, o ventilador mecânico, oxímetros e medicações de urgência. Estas ambulâncias recebem esta denominação por serem completas em equipamentos e assim, tornam-se parecidas com as Unidades de Terapia Intensiva, centros estes, conhecidos por sua complexidade no ambiente hospitalar.
Os carros de resgate médico se movimentarão durante todo o percurso . Além deles, as equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também estarão presentes nas trilhas.
Nosso trabalho é oferecer segurança à prova, atenção não apenas aos competidores, mas também às pessoas que possam cruzar a prova. Nas trilhas, as equipes estão equipadas com profissionais do Corpo de Bombeiros e do SAMU e também com medicamentos necessários como oxigênio, colares cervicais, pranchas de remoção, talas para imobilização, entre outros, afirmou o médico Antonio Marçal, médico responsável pelo socorro nas provas de Regularidade.
Com a segurança garantida os competidores terão que se preocupar apenas com os colegas rivais e com o percurso de cada etapa.
Este texto foi escrito por: Webventure