Webventure

César Grosso e Janine Cardoso são campeões brasileiros de Escalada Esportiva


César Grosso venceu o Brasileiro de Dificuldade e o Open de Boulder (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)

Terminou na tarde de hoje o Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva. A final aconteceu na Casa de Pedra, em Perdizes, e revelou os campeões brasileiros César Grosso na Master Masculino e Janine Cardoso, na Feminino. Ambos também venceram a quarta e última etapa da competição, que também teve disputas em Caxias do Sul e Curitiba.

“2006 foi meu melhor ano de competição [ele venceu o Open de Boulder e o Campeonato Brasileiro de Dificuldade]. Nesta final, as vias estavam tão difíceis como nas etapas passadas, mas consegui chegar no final da última via, o que não tinha acontecido ainda. Esse foi o meu melhor desempenho”, comemorou Cézinha.

André Berezoski foi o segundo colocado. Ele competiu na final do Brasileiro com o ligamento do tornozelo esquerdo rompido. “Me machuquei no treinamento para a final do Brasileiro, mas a sede de competir é maior. Quando se está na via, quente, esquece da dor, mesmo assim me prejudicou um pouco”, comentou. Ele caiu a duas agarras do Top na última via, bem em um local onde era necessário força no pé esquerdo. A última via da final masculina foi classificada como 9c.

Feminino – Janine Cardoso foi imbatível no ano no Campeonato Brasileiro. Terminou com quase 40 pontos de vantagem para a segunda colocada Francine Machado, do Paraná. Segundo Janine, a preparação para o campeonato mundial torna as provas brasileiras mais fáceis.

“Nessa etapa completei a via final e ainda conseguiria escalar mais. Nas outras não consegui terminar a via. Acredito que estou mais preparada agora”, avaliou a escaladora paulista. A via da final feminina foi uma 8b. “Estou me preparando para o mundial, muito motivada e treinando muito, ir bem aqui era uma conseqüência. As outras meninas estão treinando muito, estão muito boas, e felizmente consegui assegurar o título brasileiro”, comemorou.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa