Foto: Pixabay

Cesinha e Janine vencem final do circuito brasileiro e consagram-se campeões de 2008

Redação Webventure/ Montanhismo

César Grosso realizando movimento no teto que definiu sua vitória na etapa (foto: Janine Cardoso/ www.webventure.com.br)
César Grosso realizando movimento no teto que definiu sua vitória na etapa (foto: Janine Cardoso/ www.webventure.com.br)

Direto de São Paulo – Os paulistas César “Cesinha” Grosso e Janine Cardoso venceram na manhã deste domingo (30), a etapa final do circuito brasileiro de escalada de dificuldade, realizada na Casa de Pedra Perdizes.

Ambos lideravam com vantagem o circuito com a somatória das etapas anteriores, e confirmaram o favoristismo consagrando-se campeões de 2008.

Com esse resultado, Cesinha conquista seu tetra-campeonato brasileiro de escalada (máster masculino) e Janine torna-se hexa-campeã brasileira (máster feminino).

Segundo os participantes, as vias finais desta última etapa estavam muito fortes, com movimentos extremamente dinâmicos que percorreram o negativo e teto da Casa de Pedra.

No masculino, Cesinha chegou bem próximo ao final da via, sendo o único a realizar todos os movimentos do teto. Muitos deles foram realizados em montée, levantando o público presente e mostrando como tornou-se campeão sulamericano este ano.

O atleta André ‘Belê’ Berezóski foi o que chegou mais próximo de Cesinha, caindo em um movimento no meio do teto, conquistando o 2º lugar na etapa. O terceiro colocado foi Stefano Mastrocola, o Ligeirinho. A via final masculina foi graduada pelo route-setter Gabriel de Jesus como um 10a. A semi-final foi um 9a.

Entre as mulheres, Janine chegou a tocar a última agarra da via final, cotada como um 8b. A segunda colocada da etapa, Thais Makino, chegou até a agarra de entrada no teto, caindo 4 movimentos abaixo da campeã. A 3ª colocação ficou com a atleta Anna Shaw. Segundo as atletas, a via feminina estava bem dinâmica, com movimentos bem explosivos.

Janine falou ao Webventure sobre sua impressão sobre as vias femininas: “A final estava bem ‘boulderística’, com movimentos longos e dinâmicos que exigiam muita confiança e precisão. Muito parecida com as vias dos campeonatos mundiais. Gastei bastante resistência nos movimentos de força ao longo da via, e cai tijolada na última agarra. Um treino de força e mais boulders seria indicado para maior fluidez e a cadena neste caso.”

Somando os resultados desta última etapa à pontuação da etapas anteriores, Cesinha obteve 3 primeiros lugares (somando 300 pontos), utilizando a etapa mineira, na qual não participou, como descarte.
O vice -campeonato de 2008 foi para André ‘Belê’ Berezoski, que ficou em 2º lugar nos 3 campeonatos que participou. O atleta Eric Teles ficou com a 3ª colocação no geral, não tendo participado desta última etapa.

No feminino, Janine também venceu as 3 etapas em que participou, descartando a 3ª etapa (no Paraná), na qual não esteve presente.

A atleta paranaense Marilene Lima, campeã da 3ª etapa, consagrou-se a vice-campeã do ano, mesmo não estando presente nesta última etapa. A jovem Ana Paula Veloso, promessa da escalada feminina, ficou em 3º lugar.

Resultados gerais

ETAPA DE SÃO PAULO
Masculino
1) César Grosso – SP
2) André Berezoski – SP
3) Stefano Mastrocola – SP

Feminino
1) Janine CArdoso – SP
2) Thais Makino – SP
3) Anna Shaw – SP

RESULTADO GERAL DO BRASILEIRO
Masculino
1) César Grosso- SP
2) André Berezoski- SP
3) Eric Teles – RJ

Feminino
1) Janine Cardoso – SP
2) Marilene Lima – PR
3) Ana Paula Veloso – SP

RESULTADO GERAL DO CAMPEONATO PAULISTA
Masculino
1) César Grosso
2) André Berezoski
3) Stefano Mastrocola

Feminino
1) Thais Makino
2) Janine Cardoso
3) Ana Paula Veloso

Apoios: Kailash, Casa de Pedra, Femesp, Apee.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: novembro 30, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure