Foto: Pixabay

Cesinha manda boulder à vista no Pan do Equador e passa em primeiro para as finais

Redação Webventure/ Montanhismo

Cesinha passa em primeiro para as finais de boulder (foto: Ricardo Leizer)
Cesinha passa em primeiro para as finais de boulder (foto: Ricardo Leizer)

O brasileiro Cesar Grosso, o Cesinha, começou bem a disputa de boulder neste sábado (22) no Pan-americano de Escalada Esportiva, que acontece no Equador.

Logo no primeiro boulder, ele completou à vista, ou seja, na primeira tentativa sem conhecer a via de escalada. No segundo boulder, ele caiu na primeira tentativa, mas se recompôs e mandou o boulder logo em seguida. Cada atleta tem cinco minutos e pode realizar diversas tentativas dentro deste tempo.

“Tudo o que é feito à vista tem uma pontuação maior. A partir das outras tentativas, vai caindo a pontuação. Mesmo a agarra bônus, se pegar na primeira, tem pontuação maior. A estratégia mais inteligente é estudar muito bem a via antes de entrar”, explica Janine Cardoso, que competiu na manhã de hoje, mas ficou fora da finais. “A estrutura aqui é muito legal. O pessoal da organização está de parabéns”, disse Janine. “Só de estar aqui já é um grande motivo para continuar treinando”, completa a brasileira.

No segundo boulder, Cesinha também mandou à vista mas o terceiro estava mais difícil e ele não conseguiu completar a escalada. “São movimentos difíceis, duros, com agarras invertidas. Está bem difícil o movimento da última agarra, está bem longe e acho que ninguém vai conseguir esse”, contou Janine sobre o terceiro boulder.

Metade da prova – “Tem algumas agarras pinks que ele não pode tocar, senão perde ponto. A agarra bônus está bem longe no quarto boulder”, contou a atleta antes da escalada do brasileiro. Mesmo com as dificuldades, Cesinha conseguiu chegar à agarra bônus e mandou à vista o quarto boulder.

Cesinha entrou para o útlimo boulder na primeira colocação, mas não completou a escalada. Fez duas tentativas e preferiu guardar as energias para a final deste domingo.

“Foram cinco boulder bem dinâmicos e atléticos. O muro é muito louco, bem legal a qualidade e o nível está bem alto”, disse Cesinha ao fim da competição. O brasileiro passou em primeiro lugar para as finais da disputa, que acontecem neste domingo (23), a partir das 14h (horário de Brasilia).

Assista à competição do brasileiro

Veja mais

* Com informações de Janine Cardoso e Ricardo Leizer, direto do Equador

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni*

Last modified: maio 22, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure