César Grosso foi pela 1ª vez campeão brasileiro. (foto: Jorge Nicola/Webventure)
Minutos depois de conquistar seu primeiro título do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva, o paulista César Grosso já sonhava alto. Desde pequeno todo mundo ouve que tem de pensar alto. E eu quero ser campeão mundial, afirmou o escalador, que venceu neste domingo (14/12) a segunda etapa.
Cesinha, como é conhecido entre os competidores, já havia conquistado a primeira colocação na prova de abertura do campeonato nacional, realizada em Curitiba (PR). Assim, ele terminou a temporada com 200 pontos, contra 145 de Anderson Gouveia e André Berezoski.
Foi um ano perfeito, melhor impossível. Não poderia pedir mais nada, disse o garoto, bem menos experiente que seus dois principais rivais. Treinei bastante em busca do objetivo de ser campeão. Enfrentei o Belê (André Berezoski) e o Anderson e consegui vencê-los, comemorou.
Com a meta de 2003 cumprida, César Grosso tem planos audaciosos para os primeiros meses do próximo ano. Pretendo ir para o exterior. Quero disputar algumas etapas do Sul-americano e do Mundial de Escalada, admite. Desta maneira irei aprimorando minha parte técnica em busca do sonho de ser campeão mundial.
Facilidade – Um a um, todos os candidatos à vitória da segunda etapa, disputada na Casa de Pedra da Granja Viana, em São Paulo, se perdiam em meio à via final, com graduação de 9B. Os primeiros foram Paulo Castelã, Ricardo Petry, Ricardo Mazzetto e Carlos Eduardo Levy.
Na seqüência vieram Fábio Muniz, André Berezoski e Anderson Gouveia. Os dois últimos chegaram à mesma agarra, bem próximo do fim da via. Mas não a completaram. Foi então que, com a frieza de um veterano, César Grosso mostrou leveza e agilidade para chegar tranqüilo ao topo.
“Achei a via bonita e relativamente fácil, apesar da grande inclinação”, comentou César, o único capaz de bater a via.
Este texto foi escrito por: Jorge Nicola