O Centro Excursionista Universitário (CEU) espera receber muita gente na próxima quarta-feira, quando realizará a exibição de dois filmes em São Paulo. São eles Leste e Júnior, que serão apresentados a partir das 21 horas, de forma gratuita, no Instituto de Geociências (Geologia) da USP.
O evento, que tem o apoio do GT Filmes de Montanha da Femerj, tem a intenção de prestigiar e estimular a produção nacional de filmes de montanha, em crescimento no Brasil, mas ainda pequena se comparada a outros países.
Leste foi produzido em 2006, tem 22 minutos de duração e conta a história da conquista do Pico Maior de Friburgo. Os primeiros a alcançarem o topo da via leste foram Guilherme Ribeiro, José Garrido, Waldemar Guimarães e Waldinar Santos de Menezes, em 1974. O filme mostra a repetição desta via, feita pelos escaladores Sergio Poyares e Pedro Werneck, com uma descida inusitada e ousada de parapente do cume da montanha.
Já o curta-metragem Júnior tem 12 minutos de duração e foi gravado em 2005. Ele trata da conquista de uma pequena montanha de nome Júnior, conquistada no norte do Espírito Santo. O lugar, repleto de beleza e com grande potencial para o turismo de aventura, ecoturismo e esportes de natureza, no entanto, sofre ação devastadora das mineradoras de granito, além da utilização irresponsável dos recursos naturais da área. Os escaladores aproveitam o filme para denunciar a situação.
Serviço
Este texto foi escrito por: Webventure