Chagin não deu chance aos outros competidores (foto: Marcelo Maragni)
O trio Vladimir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev foi, sem dúvida, um dos maiores destaques no Rally Dakar 2010. Mesmo não vencendo a última etapa da competição, os russos não deram chance para nenhuma outra equipe e venceram, com sobra, a geral dos caminhões. Este é o sexto título do piloto do time no maior rali do mundo.
Com o tempo de total de 55h04min47, Chagin ficou 1h13min08 a frente dos compatriotas e companheiros de equipe Firdaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev (56h17min55). O segundo colocado, que ano passado havia sido campeão, foi outro destaque desta edição, revezando nas vitórias da prova com o campeão.
Ao todo, Chagin e Kabirov conquistaram 13 das 14 etapas do Dakar, sendo que o primeiro venceu nove e o segundo as outras quatro. “É a nona vitória da nossa equipe. Não há muitos times com um recorde como esse. Esse é o resultado de muitos anos de trabalho. Ano passado foi bom com a vitória do Firdaus (Kabirov). Este ano, é um sucesso maior ainda. Um resultado excelente para a Kamaz. Nosso time é muito forte. Eu acho que nós queremos a vitória mais do que as outras equipes”, disse o campeão.
A única especial que os dois russos não venceram foi a última. O trio Ilgizar Mardeev/ Viatcheslav Mizyukaev/ Andrey Karginov cruzou a linha de chegada em 1º, com o tempo de 1h41min36, 2min04 a frente de Wulfert Van Ginkel/ Richard De Rooij/ Willem Tijsterman (1h43min40).
História – Além de todos os ótimos resultados do ano e a liderança na geral durante todo o Dakar, Chagin também fez história na competição. Com os nove primeiros lugares em especiais, o russo tornou-se o piloto com maior número de vitórias em todas as 32 edições da disputa. Ao todo, são 56 conquistas de etapas, contra 55 de Stéphane Peterhansel.
Outra coisa incrível do trio campeão é que, com o tempo que somaram na geral, o caminhão ficaria em ótimas colocações também em outras categorias: nos carros, Chagin ficariam em 13º; nas motos, em 11º; e, nos quadris, o russo conquistaria a primeira colocação com mais de nove horas de vantagem em relação ao vencedor desse ano, Marcos Patronelli.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: janeiro 16, 2010