Webventure

Chagin volta a vencer; André faz 2º tempo

O russo Vladimir Chagin reestabeleceu sua hegemonia no Rally Dakar entre os caminhões. Depois de dois resultados não tão bons nas duas últimas especiais, o piloto da Kamaz voltou a vencer uma etapa do rali hoje – foi sua sétima vitória em nove provas da atual edição.

Foram longas 10h07min41 que Chagin precisou para cruzar os 599 quilômetros cronometrados entre Nouakchott e Kiffa, já em Mali. Se o dia foi bom para o russo, foi também para o brasileiro André Azevedo, que conseguiu o segundo melhor tempo (33min44 atrás de Chagin).

Desde o segundo dia do Dakar, em 1º de janeiro, que André não conseguia uma posição como essa. A batida numa pedra, no terceiro dia, iniciou à série de problemas do brasileiro, que chegou a completar uma das especiais na 17ª colocação.

Hoje tudo indicava que a vitória seria de outro russo, Firdaus Kabirov, que havia feito o tempo mais rápido nos dois primeiros postos de controle. Porém no quilômetro 340, pouco antes do terceiro e último PC, ele sofreu uma grave batida e precisou esperar o veículo de assistência.

Até as 19h40, nem Kabirov, nem o holandês Hans Stacey, que iniciaram o dia na frente haviam completado a especial desta segunda-feira. Eles perderam muito tempo nas dunas e correm o risco de perder os lugares para o brasileiro.

Com o problema de Kabirov, Chagin respira absolutamente tranquilo na classificação geral do Dakar, entre os caminhões. Agora soma o tempo de 45h55min04.

Resultados do 10º dia nos caminhões
1) Chagin/Yakubov – 10h07min41
2) André Azevedo e Maykel Justo – a 33min44
3) Macik/Fajtl – a 1h07min43
4) Sugawara/Suzuki – a 1h09min30
5) Loprais/Gilar – a 1h10min39

Este texto foi escrito por: Webventure