Webventure

Chagin: “Vou me lembrar deste Dakar por muito tempo”

O russo Vladimir Chagin chegou ao seu quinto título no Rally Dakar entre os caminhões com a conquista obtida hoje, em Senegal. O piloto da Kamaz, no entanto, garante que não tratará o pentacampeonato como apenas mais um. “Vou me lembrar deste Dakar por muito tempo. Foi maravilhoso largar em Portugal”, disse.

Chagin admitiu que montou como estratégia acelerar tudo nos primeiros dias, e depois manter a vantagem obtida em relação aos adversários. “As cinco primeiras especiais foram clássicas e conseguimos andar muito”, relembrou o russo, que foi o mais rápido nos seis primeiros dias de Dakar.

“Depois tivemos três estágios bastante complicados, mas o trabalho foi bem feito e com essa quinta vitória fico bem perto de igualar o recorde do (Karel) Loprais”, emendou Chagin, referindo-se ao tcheco que é seis vezes campeão. “Meu principal objetivo agora é vencer muitos outros Dakar no futuro e torço para que existam diversos competidores nos caminhões.”

O agora pentacampeão completou a edição deste ano com o tempo total de 71h22min16, com folgadas 2h21min09 de vantagem para o holandês Hans Stacey, que foi o vice. Chagin teve a companhia do navegador Semen Yakubov durante os 16 dias de rali, em que foram percorridos 9.043 quilômetros.

Resultado final do Dakar nos caminhões
1) Chagin/Yakubov (Kamaz) – 71h22min16
2) Stacey/Gotlib (MAN) – a 2h21min09
3) Kabirov/Belyaev (Kamaz) – a 3h05min52
4) André Azevedo e Maykel Justo (Tatra) – a 5h30min51

5) Sugawara/Hamura (Hino) – a 9h42min25

Este texto foi escrito por: Webventure