Webventure

Chapada Diamantina


Morro do Pai Inácio (foto: Luciana de Oliveira)

A paisagem é moldada por imponentes paredões, serras e platôs, formando inúmeras cachoeiras, corredeiras, canyons e grutas. Localizada na região central da Bahia, a 410km de Salvador, a Chapada Diamantina encanta os visitantes, não só pelas belezas naturais, mas também pelo povo alegre e hospitaleiro que habita a região.

Para chegar é preciso passar por cidades como Xique-Xique de Igatú, Mucugê, Andaraí e Lençóis, considerada a porta de entrada da Chapada.

Trilhas:
Trilha do Vale do Pati – Uma das trilhas mais famosas e bonitas do Brasil – são cerca de 45 km com belas paisagens dos Campos Gerais e o impressionante Cachoeirão, com várias quedas de 200 m de altura;

Trilha Morrão/Fumaça – são 37 km em um trekking de forte intensidade. O caminho é uma sucessão de paisagens fantásticas e selvagens: Serra do Veneno, Cachoeira Palmital, vales dos rios Capivara e Capivari, incontáveis cachoeiras, além do incrível visual da cachoeira da fumaça “por baixo”;

À parte alta da cachoeira é uma caminhada de uma hora e meia de subida forte a partir da Vila de Capão (a 68 km de Lençóis). De um mirante natural é possível contemplar um palco a 340 m de altura, onde a água da cachoeira parece dançar ao sabor do vento em um espetáculo sem igual.

Como Chegar:
Lençóis, porta de entrada para a Chapada Diamantina, fica a 410 quilômetros de Salvador e a I.700 quilômetros. do Rio, pela BR-116 (Rio-Bahia), passando por Vitória da Conquista e Jequié.

Distâncias:
Andaraí 101 km;

Mucugê 150 km;

Feira de Santana 301 km;

Salvador 410 km;

Brasília 1.100 km.

Comentários:
Contrate sempre um guia especializado do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Na Chapada Diamantina você encontra atrações como Morro do Pai Inácio (este é um dos cenários mais famosos da Chapada Diamantina). A subida é leve e o pôr do sol do alto do morro é a recompensa), Poço Encantado (quando um raio de sol incide na superfície do poço por uma abertura no alto da gruta e o ilumina, deixando suas águas ainda mais azuis), Poço Azul, Serrano (uma série de piscinas naturais de hidromassagem formadas pelo Rio Lençóis), Marimbus (espécie de pantanal em pleno sertão, um dos ecossistemas mais ricos da Chapada), Ribeirão de Meio (uma trilha moderada leva até o tobogã natural formado pela corredeira), Cachoeira do Sossego, Poço do Diabo, Gruta da Pratinha (uma enorme piscina natural de águas cristalinas convida o visitante a um mergulho), Gruta da Lapa Doce (em uma travessia de 1 km por dentro da gruta, pode-se observar uma grande quantidade de formações como estalactites, estalagmites, cortinas, etc), Gruta do Lapão e Caverna da Torrinha.

Melhor período:
O período mais indicado é de abril a novembro, pois existe menor probabilidade de chuvas. De dezembro a fevereiro, época das chuvas, as cachoeiras tornam-se abundantes. Para quem gosta de orquídeas, os meses de fevereiro e março são os mais indicados. Porém, é sempre bom lembrar que o clima é baiano, ou seja, quente o ano todo.

Este texto foi escrito por: Webventure