O Brasil é um país com dimensões continentais, por isso conta uma variedade única de paisagens e destinos. Entre praias, montanhas e florestas, se destacam as chapadas, que são terrenos com extensas superfícies planas em regiões de serra. Geralmente elas possuem altitudes superiores a 600 metros.
Em território nacional, podemos encontrá-las em diversas regiões como Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nelas você pode observar paisagens que certamente jamais irá esquecer: são cachoeiras, cavernas, cânions, lagos cristalinos e muito mais!
Chapada do Guimarães
Localizada do estado do Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães é muito conhecida pelo seu circuito de cachoeiras, o Caminho das Águas, como é chamado. Seu território reúne 46 sítios arqueológicos, 59 nascentes, 487 cachoeiras e 157 quilômetros de incríveis paredões de arenito avermelhado, que é a marca registrada da chapada.
Você não pode deixar de visitar: Vale do Rio Claro, Caminho dos Paredões e a Cachoeira Véu da Noiva, um dos pontos mais conhecidos da Chapada.
Chapada dos Veadeiros
Localizada no ponto mais alto do planalto central, apenas a 230 quilômetros da Capital Brasília, é dona de paisagens dignas de cinema. As matas do cerrado unidas a cachoeiras, riachos e piscinas naturais são capazes de impressionar até o mais experiente mochileiro.
A dica para conhecer o Patrimônio Natural da Humanidade (UNESCO) é visitar o local fora de temporada, pois pela proximidade de algumas grandes cidades, feriados e finais de semana o local fica muito cheio.
Você não pode deixar de visitar: as águas termais e o Vale da Lua, um conjunto de formações rochosas que se parecem com crateras lunares.
Chapada da Diamantina
A maior chapada do Brasil se localiza no coração da Bahia, mostrando que as atrações do estado vão muito além de suas belas praias. Abrangendo 24 municípios baianos, a região se destaca pelos seus poços cristalinos, em meio a 36 caverna e grutas. Desfiladeiros e paredões completam a paisagem da chapada.
Você não pode deixar de visitar: Cachoeira da Fumaça, a segunda maior do Brasil, com 380 metros de queda; os poços Azul e Encantado, de águas transparentes e tons azulados, além do Morro do Pai Inácio, de 1.120 metros de altitude.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli
Last modified: fevereiro 25, 2017