Webventure

<i>Chat</i>: Para bikers, ainda falta mulher no esporte

Ainda faltam mulheres na bike. Esta foi a conclusão do chat especial que reuniu as feras Jaqueline Mourão e Érika Gramiscelli, além de outros praticantes, na última quarta-feira, no Webventure. Medo de se machucar, de perder a feminilidade e até de parecer pobre por usar uma bike foram os motivos levantados na conversa para a pouca participação feminina no esporte. Confira abaixo os melhores momentos.

Toda quarta-feira é dia de bate-papo sobre Biking. Participe (clique e saiba como)!

(18:48:38) WEBVENTURE pergunta para LoirinhaRJ: Por que vc ainda não encarou uma competição?

(18:50:11) LoirinhaRJ fala para WEBVENTURE: falta de tempo….

(18:51:27) WEBVENTURE: A AtletaErika é uma das feras do cross-country brasileiro Érika Gramiscelli!!!

(18:52:49) WEBVENTURE fala para LoirinhaRJ: Quem sabe a Erika não encoraja vc a vencer a falta de tempo
e competir… Ela bem sabe as dificuldades, mas tem resistido todo este tempo…

(18:53:48) LoirinhaRJ fala para WEBVENTURE: tomara q sim…. sou fa da Erika e da Jaqueline….

(18:54:02) atleta Erika reservadamente fala para LoirinhaRJ: VC ESTA NUMA REGIÃO MUITO DIFICIL PARA A PRATICA DESSE ESPORTE , MAS NADA É IMPOSSIVEL.

(18:54:55) atleta Erika fala para Marcelo Beckmann: GRANDE MARCELO , QUE PRAZER TE ENCONTRAR AQUI !!!

(18:55:45) Marcelo Beckmann: Erika, mais cedo eu e a Luciana estavamos conversando sobre o percentual de meninas no mountain bike, na sua opnião quais os fatores que afugentam as meninas do esporte?

(18:58:02) JAQUELINE MOURÃO: E aí galera, consegui me comunicar

(18:59:57) JAQUELINE MOURÃO fala para Marcelo Beckmann: Estamos na Semana da Mullher… acho que não tem problema nenhum com mulheres na bike. O problema está no preconceito dos outros. Nos tabus da sociedade…

(19:00:19) JAQUELINE MOURÃO fala para Marcelo Beckmann: … tabus tipo: mulher não pode ser forte,
nem musculosa, que isso é esporte pra homem, essas coisas…

(19:00:55) Claudilea – C. B: Alo Pessoal, VIVA AS MULHERES !

(19:01:02) LoirinhaRJ: Jaqueline, concordo com vc…. pra mim isso eh um absurdo…

(19:01:06) atleta Erika fala para Marcelo Beckmann: NA MINHA OPINIÃO, ACHO A CATEGORIA FEMININA POUCO VALORIZADA , NOS MULHERES FAZEMOS OS MESMOS ESFORÇOS QUE OS HOMENS , MAS NINGUEM PERCEBE , SÓ NÓS MESMAS

(19:01:39) Marcelo Beckmann fala para LoirinhaRJ: Entendi, mas isso é mundial vc. não acha, na UCI vc. tem vagas adoidado para as mulheres competirem o Mundial, nem todas as vagas por países são completas

(19:02:19) JAQUELINE MOURÃO fala para atleta Erika: erika, tô quebrada, fiz duas seções de treino, de manhã e de tarde.

(19:03:09) JAQUELINE MOURÃO: A pedido do Webventure, estou respondendo que minha rotina de treinos é geralmente duas etapas de treino: musculação, bike, corrida, ciclismo e MTB.

(19:04:39) JAQUELINE MOURÃO: Muita gente tem medo da mulherada, esse negócio de perder para outra. A competitividade é maior entre as mulheres, às vezes ultrapassa a trilha…

(19:06:04) LoirinhaRJ fala para atleta Erika: vc comecou a treinar e competir sozinha ou teve o incentivo de alguem ao seu lado??

(19:06:38) JAQUELINE MOURÃO fala para Marcelo Beckmann: Gosto muito de descer, mas não penso em voltar a competir no downhill. O custo-nebefício aqui no Brasil ainda é muito baixo.

(19:07:56) atleta Erika fala para LoirinhaRJ: TIVE MUITO APOIO DOS AMIGOS , POIS DESDE O COMEÇO TODOS ACREDITARÃO MUITO NO MEU DESEMPENHO !!!

(19:08:28) atleta Erika fala para LoirinhaRJ: ESTAVA MUITO NOVA TMB !!!

(19:09:08) LoirinhaRJ fala para atleta Erika: eu comecei a pedalar e gostar muito do esporte a pouco tempo, menos de 1 ano… acho q eh por isso q ainda nao competi…

(19:10:13) Marcelo Beckmann: O que eu acho é o seguinte, poucas meninas no mtb também é devido ao um preconceito, se alguem anda de bike é considerado pobre aqui no Brasil, então existem muitas
patricinhas que tem aversão a bikes, e conforme a Jaqueline falow, ficam se baseando em preconceitos e tabus, e preferem ir passear no shopping e ver televisao.

(19:11:20) JAQUELINE MOURÃO: Eu a a Erika já vivemos várias roubadas de bike. Fizemos o caminho Diamantina-Parati, antiga Estrada Real, filmando pra Sportv. Rolaram várias roubadas, o cineasta era
maluco. A Erika era a Magali, eu era a Pé de Cana… imaginem!

(19:12:05) atleta Erika fala para LoirinhaRJ: JÁ TEM UMA OPORTUNIDADE PARA VC !!! DIA 18/03 VAI HAVER UM CAMPEONATO DE MTB EM JACAREPAGUA, SERÁ A FINAL DO ANO PASSADO !!!!!PRA COMESSAR É UMA BOA !!!

(19:12:07) Marcelo Beckmann: Claudileia, vc. ficou o mês de dezembro todo pedalando daqui a floripa, vc sentiu algum preconceito por parte das pessoas, não como mulher, mas como ciclista?

(19:12:51) JAQUELINE MOURÃO fala para Marcelo Beckmann: Eu vou a qualquer lugar de bike, mas devido à violência sempre ando acompanhada. Mas esse lance de vaidade, vc não vai perder a feminilidade se sujar lama.. Cultivam muito este negócio da aparência, o que vale é o interior.

(19:13:09) JAQUELINE MOURÃO fala para Claudilea – C.B: Onde vc já fez cicloturismo??

(19:13:35) Claudilea – C. B responde para Marcelo Beckmann: NADINHA, não olho pra isso, não dou importância, entende.

(19:14:50) Marcelo Beckmann fala para JAQUELINE MOURÃO: Tem um colega meu que já estava convencendo a sua namorada a fazer mountain bike downhill, dai a levou em uma corrida, tinha uma rampa cavernosa no
circuito e tinha uma menina que errou o salto e estava de capacete aberto, estourou a boca e quebrou…

(19:15:03) Claudilea – C. B responde para JAQUELINE MOURÃO: Fiz a volta ao Rio – saindo de Cabo Frio, subindo aSerra até Paty do Alferes, depois descendo até Angra – Ilha Grande, litoral até C. Frio de novo… Cabo Frio Sana, Rio Sana, Rio até Floripa, depois interior de S. Catarina.

(19:16:00) Marcelo Beckmann fala para JAQUELINE MOURÃO: … os dentes, depois dessa a menina ficou apavorada e mudou completamente de idéia. Neste caso eu não tiraria a razão da menina, acho uma péssima imagem do esporte Mountain Bike Downhill, mas acontece nas “melhores famílias”

(19:16:17) JAQUELINE MOURÃO fala para Marcelo Beckmann: Pois é… ta,bém tive uma lesão séria na final do Brasileiro de 97, quebrei tíbia e fíbor, coloquei nove parafusos…

(19:21:58) Claudilea – C. B: Parei de competir devido a grana mesmo, se não posso me dedicar, não consigo competir.

(19:22:02) JAQUELINE MOURÃO: O Webventure me perguntou no que a mullher leva vantagem sobre homem no MTB. Acho que a mulher tem mais resistência, eles têm mais força. Meus amigos saem igual loucos e
derrapam no final..

(19:23:00) Claudilea – C. B fala para JAQUELINE MOURÃO: é igual a dirigir, somos mais prudentes

(19:24:38) JAQUELINE MOURÃO fala para Claudilea – C. B: Isso mesmo, tudo a ver. Apesar de eu ser um pouco pé pesado quando estou no carro.., risos. Não é mesmo, Erika???

(19:27:17) Claudilea – C. B: com referência ao inicio do bate papo sobre preconceito. Pratico Esportes desde os 7 anos e a gente sempre fica com musculos, e traços firmes quando praticamos e isso leva aos desorientados, nos acharem homens ou sapatoes, hehehehe

(19:28:36) JAQUELINE MOURÃO fala para Claudilea – C. B: Já perguntaram se eu não queria competir no fim no ano no Vale Tudo… Mas vc consegue passar por cima com feminilidade, simpatia, carisma, essas coisas…

(19:30:06) Claudilea – C. B responde para JAQUELINE MOURÃO: Claro, quem e mulher, vai ser sempre. Estava conversando isso com uma amiga que tambem jogou volei e foi da seleçao durante muito tempo. vimos que as mulheres esportivas tendem a serem mais firmes na vida tambem.

(19:33:11) atleta Erika sorri para TODOS: no inicio
de abril , estara no ar o meu site !!! ((www.atletaerika.com.br))…. não percam!

(19:39:26) Marcelo Beckmann: Mas continuo a afirmar, tem um monte de patricinhas que no primeiro arranhão na perna já pulam fora, fiquei triste quando os organizadores do Interestadual comemoraram um
“recorde” de 12 atletas competindo no meio de 536 homens , na primeira etapa

(19:41:07) JAQUELINE MOURÃO: Pessoal, deixo uma mensagem para encerrar esta conversa: “Dá o melhor de ti para o teu caminho e, se não souberes fazê-lo, pede visão, pede luz e chegar-te-á ajuda no mesmo instante”.

(19:41:25) atleta Erika reservadamente sorri para Marcelo Beckmann: comcordo plenamente !!! pra se ter uma ideia 12 mulheres ….. e quando se dei a largada depois da primeira volta nem paressia que tinha alguma mulher na pista …

(19:41:56) JAQUELINE MOURÃO: Outra mensagem!!! “Nossas loucuras são as mais sensatas emoções. Tudo que fazemos deixamos de lembrança para os que sonham um dia ser como nós: loucos, mas felizes”.

(19:42:46) JAQUELINE MOURÃO: Galera, espero que a felicidade sorria para vcs nestas aventuras… Um beijo para todos e a gente se vê na próxima. Beijos!!!

(19:44:38) WEBVENTURE: Pessoal, obrigada por participar!! Esperamos vcs na quarta. Visitem: www.webventure.com.br/biking

(19:48:08) WEBVENTURE fala para atleta Erika: Erika, muuuuuuito obrigada por participar. Parabéns pela grande atleta que é!!

(19:55:55) atleta Erika reservadamente responde para TODOS: vou indo “quase todos os homens são capazes de suportar adversidades , mas se quizer por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”.

Este texto foi escrito por: Webventure