Foto: Pixabay

Chat: Superpoderosas dizem que lugar de mulher é na trilha

Redação Webventure/ Trekking

Superpoderosas na área. Elas invadiram o bate-papo sobre “Mulheres no trekking” do Webventure, na última terça-feira, e deram show. “A gente só se sente realizada quando enfia o pé na lama, no rio, entra de cabeça em uma cachoeira…”, comenta Lindinha, uma das intrépidas integrantes da equipe cujo nome é homenagem a um trio de heroínas de desenho animado.

Outros praticantes participaram do debate, como uma mãe que arrumou uma ótima solução para conciliar esportes e filhos: leva-os para as trilhas. Confira abaixo os melhores momentos do chat.

Toda terça-feira é dia de bate-papo sobre trekking. Participe (clique e saiba como)!

(18:02:09) WEBVENTURE: Bem-vindos (as) ao bate-papo do Webventure (www.webventure.com.br). Hoje nosso tema é trekking. Aliás, o chat será muito especial… é que nesta terça-feira vamos falar sobre “mulheres no trekking“.

***

A “invasão”

WEBVENTURE pergunta para Elessar_Teocontar: E quando foi que as mulheres começaram a invadir esta praia do trekking, você sabe nos dizer?

Elessar_Teocontar: olha, até três anos atrás, mulheres fazendo trekking, trekking realmente, eram raríssimas…

WEBVENTURE fala para Elessar_Teocontar: É mesmo??? Como aconteceu este “boom“?

Elessar_Teocontar: Como realmente eu não saberia te explicar… Acredito que o que abriu o caminho para o trekking, por incrível que pareça, foi o mountain bike… O mountain bike foi o primeiro esporte outdoor a fazer sucesso no Brasil, assim ele abriu o mundo outdoor para todos e existem locais onde o acesso só pode ser feito a pé, por trilhas, o que levou as pessoas ao trekking. Além de que o mountain, com o seu glamour e custo alto, fez com que as pessoas perdessem a idéia de mochileiros pé rapados…

***

Como surgiram as Superpoderosas

WEBVENTURE fala para Danielle-Florzinha: Superpoderosas: como surgiu a equipe e por que este nome? Vcs são mesmo heroínas?? 🙂

Danielle-Florzinha fala para WEBVENTURE: A equipe foi montada por Lindinha (que está aqui) Cris e Sandra. E depois, sem querer, nos conhecemos e fui convidada para participar, assim como as outras meninas.

***

Trekking, filhos e árvores…

Danielle-Florzinha: Existem coisas que temos que fazer nesta vida, eu diria que uma delas é o trekking outras, como escrever um livro e ter um filho acompanha isso.

penelope: ter filhos ja tenho e eles vão comigo, trekking já faço, só falta escrever um livro.

Danielle-Florzinha fala para penelope: Que maravilha, então falta pouco, pra mim a unica coisa que faco é o trekking. risos

penelope fala para Danielle-Florzinha: escreva um livro primeiro, antes de ter filhos.

Elessar_Teocontar: Aliás Danielle, é incrível como, na Europa, o trekking é visto como um programa familiar…. com toda a família, inclusive filhos pequenos.

Danielle-Florzinha fala para Elessar_Teocontar: Eu imagino, a Europa cultua outra cultura, diferente da nossa. Seria legal se nossos pais pudessem ter feito isso também.

WEBVENTURE fala para penelope: Seus filhos também já estão encarando as trilhas?

penelope fala para WEBVENTURE: Já, e acho que a Meninas já viram eles na Mini Trilha. Além de irem comigo pras rochas, quando vou escalar, e pras cavernas no PETAR.

WEBVENTURE fala para penelope: Vc tem meninos ou meninas?

penelope fala para WEBVENTURE: 1 menino (7 anos) e 1 menina (4 anos).

***

Vaidade

WEBVENTURE fala para Lindinhas: Vocês conseguem ficar Lindinhas no meio da trilha? Tem meninas que levam batom, espelhinho, hidratante???

Danielle-Florzinha fala para WEBVENTURE: As Super Poderosas levam de tudo, desde um Super lanche até escova de cabelo, creme… espelho, tudo tem sua importância.

Ana Lindinha: Sim, bem que tentamos manter a linha vaidosa… no começo da prova estamos lindinhas, florzinhas e docinhas… isso dura até encontrarmos o primeiro charco pela frente.

penelope fala para Lindinhas: E haja charcos… lamas… matos…

andre: ah, quem ja esteve na trilha sabe que essas eninas ficam lindas de qualquer jeito, de baton ou cheias de lama

***

Mulheres x Homens

WEBVENTURE pergunta para Elessar_Teocontar: Os homens têm vantagem no físico. E as mulheres? No que você acha qur elas levam vantagem numa trilha, num enduro a pé?

Elessar_Teocontar: Em um enduro eu posso dizer que levam a uma maior união ao time, porém não faço trekking de regularidade, esta opinião é mais uma impressão…Quando ao físico, não existe grande desvantagem fisica se bem planejado…

Elessar_Teocontar: Faço trekking sempre com uma mulher de 40 anos e ela carrega 14kg por 4 dias sem problemas, é mais questao de ritmo…

***

Memórias cômicas…

WEBVENTURE fala para Danielle-Florzinha: Danielle, conta pra gente uma história legal ou engraçada q você já passou numa trilha com as meninas…

Danielle-Florzinha fala para WEBVENTURE: Uma situação engracada que aconteceu… fora os tombos… uma vez uma das meninas tinha algo grudado no dente, inventou de tantar tirar com linha.. tivemos que ficar o caminho todo tentando tirar com uma pinça… foi muito engraçado…

Ana Lindinha fala para Danielle-Florzinha: Foi ridículo andarmos quilômetros com a pinça na mão e a Lindinha 2 de boca aberta…

Ana Lindinha fala para Danielle-Florzinha: Tem mais coisas engraçadas, sim. Por exemplo: inventamos os verbos mineirar e chinesar… alguém imagina o que é?

Ana Lindinha fala para Atleta erika: Eu explico… mineirar é despencar de um barranco acocorada, assim o tombo é bem baixinho. Chinesar é quando estamos adiantadas (o que é raro) e vemos um PC e diminuímos os passinhos…

andre fala para Ana Lindinha: hehehe acocorada é ótimo… essa última prova, a metade do percurso foi assim.

andre fala para Danielle-Florzinha: engracado foi aquele PC do buraco… e todo mundo perdido tentando achar o ultmo PC.

Ana Lindinha fala para Danielle-Florzinha: É verdade… a gente sempre se perde na saída e leva muita bronca da Cris Florzinha, a mais braba. A gente sempre quer sair fazendo farra e rola repressão…

***

Comando crawl

Ana Lindinha fala para WEBVENTURE: Legal foi na prova de Juquitiba… Dani Florzinha fazendo o comando crow (sic), coisa que muito marmanjo ficou de boca aberta, desafiando e tudo mais… até nós, da equipe, ficamos rezando pra Florzinha conseguir atravessar o lago dependurada numa corda.

Danielle-Florzinha fala para Ana Lindinha: Brigadu Lindinha… mas a equipe é que deu o apoio mais importante.

WEBVENTURE pergunta para Danielle-Florzinha: O que é comando crow (sic) (desculpe voltar nisso)?

Elessar_Teocontar fala para Ana Lindinha: É um dos nomes dados à técnica de se fazer uma tirolesa sem backup. O comum é fazer em lagos, para se evitar maiores estragos, e atravessar qualquer vão por uma corda 🙂

JEY: O Comando crawl consiste em uma técnica militar de transpor obstaculos como rios, vales, ravinas, lagos, fendas e etc. Como fazer o comando crawl: deita-se sobre o cabo (corda) com o peito apoiado sobre o mesmo. Com as mãos estendidas à frente do corpo, executa-se o processo de alavanca, levando o corpo a deslizar sobre o cabo (corda). Com uma das pernas curvada sobre o cabo e a outra estendida para lastro obtém-se o equilibrio necessário.

JEY: A equipe de resgate da Trilhabrazil parabeniza as duas super meninas que concluíram com êxito o comando crawl.

***

Pé na lama

WEBVENTURE: Vocês acham que isso afasta muito as mulheres do trekking, essa história de enfiar o pé na lama??

Ana Lindinha: É, e o pior é que às vezes a gente saca que foi tudo tramado pela organização da prova só pra nos testar. Se houver cinco caminhos diferentes, é claro que os organizadores nos mandam pra lama…

penelope fala para Ana Lindinha: mas assim é mais legal, não acha?

Ana Lindinha fala para penelope: É justamente o legal do trekking. A gente só se sente realizada quando enfia o pé na lama, no rio, entra de cabeça em uma cachoeira ou despenca de uma corda ou barranco, não é?

penelope fala para Ana Lindinha: Concordo, é um jeito de aliviar o stress.

***

A bike pede espaço

WEBVENTURE pergunta para Atleta erika: Erika, no começo deste chat o Elessar disse que o trekking começou muito influenciado pelo mountain bike, que é o esporte que você pratica. Você já encarou trilha a pé por causa do MTB?

Atleta erika: muitas, devido a grandes obstáculos em provas e principalmente em treinos ……e também quando se tem aquele imprevisto de um bike quebrada no meio do nada !!!

WEBVENTURE fala para Atleta erika: Pois é, além de andar ainda tem que empurrar e muitas vezes carregar a bike… No Iron Biker chegou a ter algum trecho assim?

Atleta erika: iron biker, falou tudo, esta prova que é uma das mais duras da América Latina em se tratando de MTB, como a distância é muita, existem vários trechos que são para carregar a bike.

Atleta erika: andar carregando uma bike montanha acima é dificil, mas não é impossivel, às vezes os homens passam por nós mulheres que nem uns loucos, “abre, abre…”. Logo acima você encontra com eles bufando.

***

Dúvidas sobre trekking

* Nas Trilhas * sorri para JEY: Como é a avaliação das suas provas ?? O mais rápido vence ??

JEY: NUNCA. A equipe que for regular PC (Posto de Controle) a PC. Além da boa navegação, que é muito importante, visse ????

* Nas Trilhas * sorri para JEY: Ah, então são competições de regularidade, com planilha, navegação, pc´s e horário ideal ??

Elessar_Teocontar_ fala para * Nas Trilhas *: A navegacao é por planilhas e cronômetro. GPS, só em corridas de aventura e só algumas delas…

JEY: Via planilha, sem GPS, sem hodômetro. Porém, com bússola, e o nosso odometro é são os nossos pés.

Elessar_Teocontar_ fala para * Nas Trilhas *: Mapas e bússolas são utilizadas em corridas de aventura e orientação… O enduro a pé é idêntico aos de bike e Jeep.

***

Trekking x Corrida de Aventura

JEY: Eleassar – Favor definir trekking técnico. Estamos em dúvida entre corridas de aventura e trekking de regularidade ?

Elessar_Teocontar_: Bom chamo de trekking técnico colocar uma mochila de 14kg e em total autonomia fazer 3 ou 4 dias de caminhada em uma trilha difícil, como a Marins-Itaguaré…

Elessar_Teocontar_: Corridas de aventura se utlizam do trekking são uma competição de velocidade em o que conta é a logística e resistência física duram dias cobrem muitos quilômetros…

* Nas Trilhas * sorri para Elessar_Teocontar_: 14 kg, vixi, eu levaria um jegue pra carregar. Rs.

***

Psicológico

WEBVENTURE fala para Elessar_Teocontar_: Neste aspecto que ‘Nas Trilhas‘ comentou, as mulheres têm vantagem, pelo que pudemos acompanhar nas nossas coberturas de corrida de aventura…

* Nas Trilhas * sorri para WEBVENTURE: Se vc se refere ao aspecto mental, não resta a menor dúvida.

Elessar_Teocontar_ fala para WEBVENTURE: Sim, com um bom trabalho as mulheres pela sua fisiologia e psique têm maiores vantagens em trekkings longos e gerenciamento de crises.

WEBVENTURE fala para * Nas Trilhas *: Sim, exatamente. Há atletas como a Carmem da Silva, que é de Angra dos Reis, consideradas supermulheres pela força e, principalmente, equilíbrio psicológico.

Elessar_Teocontar_ fala para * Nas Trilhas *: Depende do grupo… Eu ja fiz vários estudos de gerenciamento e dinâmica de grupo. Os grupos são muito heterodoxos e existem grupos que só se saem bem com determinada hierarquia.

* Nas Trilhas * sorri para WEBVENTURE: Concordo, sinto isto muito nas provas mais longas, tanto o piloto quanto o navegador têm de se controlar para não discutir em função do cansaço.

WEBVENTURE fala para Ana Lindinha: Lindinha, você concorda com esta história de que as mulheres são mais unidas e geralmente têm mais ‘cabeça‘ na hora das crises?

* Nas Trilhas * sorri para Elessar_Teocontar_: Mas tenho de confessar que já presenciei piloto e navegador se engalfinhando e rolando pelo chão no meio da prova.

Ana Lindinha fala para WEBVENTURE: Acho que, mais do que considerar o gênero, é preciso considerar o entrosamento da equipe, o respeito pelo outro. Saber ouvir é fundamental. Saber convencer também.

***

Próximas trilhas

Elessar_Teocontar_ fala para Ana Lindinha: Vocês têm vontade de conhecer quais trilhas do Brasil?

Ana Lindinha fala para Elessar_Teocontar_: Pra falar a verdade, somos apartidárias (risos). Tem sugestões???

Elessar_Teocontar_ fala para Ana Lindinha: Lindinha, para começar eu sugiro a São José do Barreiro_Mambucaba, por ser mais light.

Ana Lindinha: Pessoal, o papo tá ótimo e longo como o trekking, mas vamos fazer um superjantar… Divirtam-se… beijos, até a próxima!

WEBVENTURE: Toda terça, 18h, tem bate-papo sobre trekking, participem! E para saber mais sobre o esporte: www.webventure.com.br/trekking

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 21, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure