Competidores podem fazer bike e canoagem a noite (foto: Divulgação)
A Chauás 300 Quilômetros Caminhos Extremos dos Pilões acontece de 4 a 7 de setembro e promete ser um grande desafio para os participantes da edição. Com largada em Cubatão e chegada em Bertioga, a prova contará com orientação, trekking, mountain bike e canoagem.
O percurso da prova será dividido em 68 quilômetros de caminhada, que passam pelo Parque Estadual da Serra do Mar. As trilhas passaram por rios, grandes estradas e subirá e descerá a serra três vezes. A orientação, de acordo com a organização, terá nível de dificuldade médio e o percurso será dinâmico, principalmente nas mudanças de modalidade.
No mountain bike, os 165 quilômetros serão realizados em estradões de terra e fazendas de Eucaliptos. Esta será a única perna de bike da competição e deverá acontecer durante a noite e os competidores podem encontrar neblina no caminho, o que aumenta o desafio.
A novidade da prova será os três tipos de embarcações usadas na perna de canoagem. São 14 quilômetros de ducks, que as equipes descem o rio durante o início d noite; 6 de aqua rider, com percurso de aproximadamente 1h30; e 42 de canoas canadenses, nos quais os quartetos remarão em dois barcos. Todas as embarcações serão cedidas pela organização.
Ações – A prova contará com duas ações, uma ambiental e uma social. Durante a competição, os atletas plantarão 2 mil sementes e 300 mudas de Palmito Juçara no Parque Estadual e no Parque das Neblinas, localizado na divisa de Mogi das Cruzes e Bertioga. No âmbito social, cada atleta deverá contribuir com cinco quilos de alimentos que serão destinados à entidades carentes.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 2, 2009