Existem diversos medos que iniciantes enfrentam ao começar a nadar no mar. Um dos principais é a relação de receio com o gigante azul, afinal ele é taxado por muitos como desconhecido e misterioso, fora alguns traumas de infância e adolescência bem comuns. É preciso ficar atento em relação a ondas, marés e metragem, se o atleta se sente inseguro, é melhor tomar medidas para que nada de mal aconteça, explica Rodrigo Lobo, treinador da Lobo assessoria esportiva.
Estratégias para sua segurança
– Estabeleça distâncias menores
– Converse com alguém experiente e que possa te acompanhar nadando ou de caiaque
– Busque orientações com seu técnico para tipos de nado diferente, caso haja algum problema
– Nade sempre paralelamente à praia
– Use uma touca chamativa e evite que embarcações não vejam você
– Observe a temperatura da água. Muito gelada pode causar hipotermia e usar roupa de borracha na água quente pode superaquecer.
Outra estratégia legal é o uso de equipamentos para diminuir o medo, mas sem tirar a independência, como pé de pato ou roupa de borracha. Geralmente esses dois dão segurança, mas tem que ser cortados rapidamente para não virar um tipo de muleta durante os treinos, diz Rodrigo.
Entenda seu medo
Primeiro busque entender que o mar não é traiçoeiro, que ondas absurdas ou correntes gigantes tem locais específicos para acontecer. Por isso, busque sempre um salva vidas daquele local e peça orientações. Uma boa tática é começar aonde dá pé e sempre perceber se você está descansado o suficiente, afinal no mar o cansaço é maior do que na piscina, explica o treinador.
Comece aos poucos>
A sugestão é que a pessoa consiga nadar sem precisar colocar pés no chão, ou pelo menos no tempo ou dobro da distância que fará no mar. Se alguém consegue nadar mil metros na piscina possivelmente vai conseguir 500 metros no mar, isso varia muito de pessoa para pessoa, a habilidade e experiência prévia na natação, mas à partir de seis meses os treinos já costumam habilitar para ir ao mar.
As melhores distâncias são as mais curtas, que variam de 500 a mil metros, elas geralmente estão nas provas de natação ou short triathlon. 750 metros ou uma travessia de 500 ou mil metros são distâncias seguras para começar a enfrentar o mar.
Este texto foi escrito por: Christina Volpe
Last modified: fevereiro 20, 2017