O Dedo-de-Deus é uma das atrações da Serra dos Órgãos (foto: Márcio Ribeiro)
Há 96 anos atrás, aconteceu uma conquista que seria um dos maiores marcos para o montanhismo nacional: a chegada ao topo do Dedo-de-Deus, a uma altitude de 1.675 metros, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNA-SO), entre as cidades de Petrópolis e Teresópolis, ambas no Rio de Janeiro.
Algumas tentativas haviam sido feitas, mas nunca ninguém conseguira chegar ao cume do local. Os responsáveis pelo feito foram José Teixeira Guimarães, Acácio Américo de Oliveira, Alexandre Américo de Oliveira, José Américo de Oliveira, e Raul Carneiro.
Algumas incursões para reconhecimento do local foram realizadas pelo grupo, mas a investida final teve início na manhã de 06 de abril, tendo um dia inteiro de caminhada de aproximação e montagem do acampamento-base. A chuva que caiu no dia seguinte (07) e não permitiu qualquer avanço. Na manhã de 08 de abril, foram retomados os trabalhos
Técnicas rústicas – Para conseguirem superar os diversos paredões de pedra que existiam na via por onde seguiram os desbravadores, eles utilizaram-se de grampos de escalada, troncos de árvores e, em certos momentos, chegaram a montar pirâmides humanas para alcançarem pontos mais altos.
Hoje, dia 8, às 11h45 da manhã, foi galgado o cimo do grande obelisco conhecido pelo nome de Dedo de Deus, que na cordilheira dos òrgãos desafiava as audácias humanas, foi o que escreveu a um jornal da época José Teixeira Guimarães, líder da aventura. A via utilizada pelos desbravadores para chegarem ao cume do Dedo-de-Deus ficou conhecida como Via Teixeira.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 8, 2008