O novo Celta Rally (foto: Divulgação)
A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, em Tijucas (SC) no fim de semana, também marca a entrada do Chevrolet Rally Team na modalidade. A equipe irá competir com dois Celtas 1.4, sob o comando das duplas Ulysses Bertholdo/ Sidinei Broering e Marlon/Joseane Koerich, na categoria N2.
Bertholdo venceu duas vezes o Brasileiro pela N2, há mais de dez anos. Hoje ele já venceu mais de dez vezes a competição, fora o bi-campeonato Sul-Americano, na N4. O catarinense Broering é um dos mais experientes do rali nacional. Marlon Koerich já competiu no rali de velocidade, depois mudou-se para o Cross-country e foi vencedor do Rally dos Sertões na categoria Production. Sua irmã, Joseane, ainda não tem experiência em velocidade.
O Celta irá competir na N2, que permite veículos com motorização até 1.6l. Por isso, um dos veículos foi apelidado de Davi, em alusão à passagem bíblica. Para nós é um grande desafio pegar um carro como o Celta, 100% brasileiro. Não existe uma fórmula pronta para esse carro de rali na Europa, como teria para o Astra e o Corsa, por exemplo. Começamos do zero, conta Luis Haas, chefe da equipe.
O carro foi entregue pouco antes do carnaval, todo original, e a equipe teve de trabalhar e testar em pouco mais de cinco semanas. Sorte que o rali é aqui em casa. Porque um dos carros só vai ficar pronto na quinta-feira, revelou o chefe de equipe.
Ele comenta ainda que as pretensões de 2007 são para desenvolvimento do veículo. Não temos nenhum expectativa de ganhar agora no início. A idéia é estar competitivo até o fim do ano, explica.
Impressões – Para pilotos e navegadores, a estréia também representa um desafio. Depois de alguns anos competindo em carros 4×4 retorno à antiga paixão dos 4×2. já competi contra o Chevrolet Rally Team e sei como são eficientes e capazes., disse Bertholdo.
Apesar de passarmos a lidar com uma escala diferente, no fundo o Off Road e o Velocidade são duas versões de uma mesma ação, o DNA é o mesmo. Precisamos calibrar as nossas expectativas e acelerar com vontade o Celta que, para mim, é a melhor definição de um grande carro pequeno, completou a estreante Joseane.
Ficha técnica
Modelo: Celta 2007
Motor: Chevrolet 1.4 L MPFI
Tração: 4×2
Monobloco: original com reforços estruturais
Suspensão dianteira: Mc Pherson .amortecedores Off Shox com molas Eibach;
Suspensão traseira :Molas helicoidais ,eixo rígido,amortecedores Off Shox.
Freios dianteiro: disco ventilado e pinças com 1 cilindro (originais)
Freios traseiro: a tambor ( originais )
Rodas: Scorro 14x6 em liga silicio 7
Altura do solo: 115mm
Categoria: N2
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: março 27, 2007