Pódio masculino. (foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação)
No último fim de semana (26 e 27/02) foi realizado o Desafio de Verão 4×4 de Mountain Bike na cidade de São Roque (SP). Ao todo, 142 pilotos participaram da competição, mas quem se deu melhor foi o chileno Sebastian Vasquez, que após a queda de todos os concorrentes levou o título.
Vasquez precisou de 50seg84 para completar os 420 metros de pista montada no Ski Mountain Park, e recebeu um prêmio de R$ 3 mil. Em segundo lugar ficou o soracabano Thaiguara Ramirez, com 53seg88, seguido pelo paranaense tricampeão Robson Urubu de Almeida, que fez o tempo de 55seg38. O catarinense Markolf Berchtold, um dos favoritos, ficou em quarto, com 1min27seg92.
A chuva – A chuva deixou a disputa ainda mais acirrada e emocionante, já que com piso liso e escorregadio os pilotos realmente precisaram de cautela e muita competência para garantir a vaga na final.
Estou muito feliz. Neste esporte precisa ter um pouco de sorte e, principalmente, coração. Quando caímos todos, fui o mais rápido para pegar a bike e consegui abrir vantagem. Foi uma competição de alto nível e muito disputada, declarou o emocionado Sebastian, de 30 anos, 50º do Ranking Mundial de Downhill da União Internacional de Ciclismo (UCI).
O que surpreendeu o campeão foi o fato de ter conseguido um bom desempenho sob a chuva. Nunca chove no Chile e não sei porque tenho tantos resultados positivos nesta condição. Vale sempre a garra, completou.
Os dois principais favoritos ao título, Robson Urubu e Markolf Berchtold tiveram reações distintas após a final em São Roque. Mantendo a alegria costumeira, Urubu agradeceu a chance de ter chegado à última bateria em um fim de semana tão complicado.
Com a chuva fica tudo mais difícil, mais lento, escorregadio e acaba sendo uma loteria. Hoje não foi meu dia, mas terminar em terceiro lugar é um prêmio para mim, afirmou o vencedor das três primeiras edições.
Markolf, por sua vez, deixou escapar a primeira vitória em São Roque na final. Melhor da seletiva, da tomada de tempos e em todas as baterias preliminares, ele caiu justamente na mais importante delas, ficando longe do topo do pódio. Bastante irritado, ele recebeu os prêmios pelo quarto lugar chorando e preferiu não falar com ninguém no final da prova.
Classificação Final
1)Sebastian Vasquez (CHILE) – 50seg84
2)Thaiguara Ramires (SP) – 53seg88
3)Robson Urubu de Almeida (PR) – 55seg38
4)Markolf Berchtold (SC) – 1min27seg92
5)Nataniel Giacomozzi (SC) – 1min06seg01
6)Anderson Furlanetto (RS) -1min07seg70
7)Person Pauletto (SP) – 1min14seg21
8)Vitor Pleutz (SP) – 1min27seg92
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 28, 2005