Equipe Pisco Sour comemora o título (foto: Carlo Borlenghi)
Depois de apenas uma regata neste sábado a primeira com vento leste (vindo do mar) e de céu completamente azul o barco chileno Pisco Sour se consagra campeão da Rolex Semana de Vela de Ilhabela, na categoria S40, a principal da competição.
O Pisco chegou em quinto na única prova do dia (puxado por ventos de 10 nós), levando o troféu depois da soma de nove regatas que aconteceram ao longo da semana. O evento no Litoral Norte paulista começou dia 3 e terminou hoje, sábado (9).
Em segundo no campeonato ficou o argentino Patagonia, que não levou o caneco por muito pouco. Sabíamos que seria difícil, pois a Pisco é uma equipe boa, mas entramos na raia para ganhar, contou o comandando do Patagonia Norberto Alvarez.
E até a metade a gente conseguiu vínhamos em segundo e o Pisco em sexto, o que nos empatava na geral, mas dava a vitória para nós, por causa da vantagem [mais vitórias ao longo da semana]. Até que chegaram os últimos quatrocentos metros, o Pisco passou para quinto e nós para terceiro, disse o argentino. Todo a final se resolveu aí!
Em segundo neste sábado chegou o chileno Acuário II e em quarto o brasileiro Loyal. A regata foi no estilo barla-sota (circuito demarcado por boias) e teve 90 quilômetros. Por causa do vento leste, o tamanho da raia onde os barcos competiram era maior (em uma área fora do Canal de São Sebastião, dando mais espaço para eles velejarem).
Ranking final da classe S40
1° Lugar: Pisco Sour (Chile)
2° Lugar: Patagonia (Argentina)
3° Lugar: Mitsubishi/Gol (Brasil)
4° Lugar: Acuário II Mitsubishi (Chile)
5° Lugar: Macaco Claro (Brasil)
Ranking final da classe ORC
1º Lugar: Touché
2º Lugar: Katana/Energia
3º Lugar: Kiron
4º Lugar: San Chico 2/Gillette
5º Lugar: Miragem
Clique aqui para assistir ao vídeo dos dois últimos dias do evento.
Clique aqui para ler entrevista com velejador que soma 20 anos de Semana de Vela.
Este texto foi escrito por: Marilin Novak, direto de Ilhabela (SP)
Last modified: julho 9, 2011