Everest será fechado para expedições (foto: Divulgação)
Em uma decisão polêmica, o governo chinês proibiu o acesso de pessoas à face norte do Monte Everest, localizado na cordilheira do Himalaia, entre o Nepal e o Tibete, com 8.884 metros de altitude.
A face norte, incluindo o Cho Oyu, ficará fechada até o dia 10 de maio, prejudicando centenas de pessoas que já haviam se programado para escalar a maior montanha do mundo nessa época do ano.
O motivo apresentado para o fechamento foi a segurança e o alto número de montanhistas que freqüentam a região nesse período. Em 2007 foi quebrado o recorde de ascensões bem sucedidas na montanha. Segundo a associação de montanhismo do Nepal, 514 pessoas chegaram no topo da montanha mais alta do mundo na temporada (primavera local). Esse número inclui as duas faces, norte e sul.
Embora a China não confirme, especula-se que somente uma expedição chinesa, carregando a tocha olímpica, subirá o Everest pela face norte. Há um ano diversas tentativas de levar a tocha acesa até o topo da montanha foram realizadas e, segundo montanhistas chineses, com sucesso.
Também há o temor de grupos que possam exibir bandeiras ou fazer protestos para a libertação do Tibet. Ainda em 2007, em setembro, a base da montanha foi palco de protestos para a libertação da região.
Expedição brasileira – Rodrigo Raineri, que fará sua terceira expedição ao Monte Everest, não será prejudicado sobre a decisão chinesa, já que ele optou por subir pela face sul, no Nepal.
Atualizada no dia 12/3 às 10h30
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: março 11, 2008