Fittipaldi na Copa Internacional de MTB (foto: Fábio Piva)
Das pistas de asfalto para o chão de terra, o piloto de automobilismo Christian Fittipaldi competiu na última etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, que rolou em São Lourenço (MG), dia 19. Atualmente, Christian é piloto de carro do Trofeo Linea (categoria turismo do campeonato Racing Festival) e também sócio da equipe Scott-Fittipaldi de MTB, que tem entre seus atletas o campeão desta etapa da copa, Edivandro Cruz.
Além de Edivandro, Fred Mariano, Odair Pereira e Márcio Ravelli formam a equipe, anunciada no final de 2010. O objetivo principal, segundo eles, é estarem nas Olimpíadas de 2016. Christian é o diretor executivo e Giancarlo Clini, da IGP (representante da suiça Scott no Brasil), o diretor geral.
Nesta corrida, Christian competiu na categoria sub40 (para pessoas de 31 a 40 anos, ele tem 40). O ex-piloto de F1 cruzou a linha de chegada em 22° lugar, de 43 competidores. Em entrevista ao Webventure, ele conta como começou a pedalar.
Por que você começou a pedalar?
Estou no ciclismo de estrada desde quando quebrei a perna e o pé em 1997, durante a segunda etapa da Cart Grande Prêmio de Surfers Paradise, um circuito automobilístico de rua, na Austrália. No mountain bike comecei a um ano e meio e fui pegando gosto pela coisa.
Como foi participar da Copa Internacional de Mountain Bike?
Eu nunca havia feito uma corrida de cross-country, mas já participei das de maratona (longas distâncias). São bem diferentes. O nível técnico do cross é mais alto (o tipo de terreno, as curvas acentuadas, as subidas e as descidas íngremes). Fiquei impressionado com o quanto a pista mudou da primeira para a última volta: ela vai ficando mais difícil por causa das erosões cavadas pelas bicicletas passando pelo mesmo lugar.
Qual vai ser a próxima prova?
À medida que eu tiver um fim de semana livre, vou correr aqui e ali. Desta vez, eu estava do outro lado do estado de São Paulo, cheguei aqui à 1h da manhã e nem tive tempo de reconhecer a pista. Mas o que importa é o espírito. Daqui a um tempo estarei mais preparado e, então, dará para brincar de uma maneira diferente. Mas, eu quero deixar bem claro: eu não vou competir sério. Estou aqui de brincadeira [risos].
Este texto foi escrito por: Amanda Nero
Last modified: junho 21, 2011