Foto: Pixabay

Chuva acentuou o bom humor dos trekkers na Copa Paulista

Redação Webventure/ Trekking

Não eram 7h30 da manhã e já tinha gente chegando na Estação Emílio Ribas, do Capivari, pertencente à Estrada de Ferro Campos do Jordão. Trinta minutos depois, no avarandado da antiga estação datada de 1914, as duas filas do check-in indicavam que o número de participantes seria acima da média.

A chuva não atrapalhou os 399 competidores que participaram da 2ª etapa da Copa Paulista de trekking – enduro a pé de regularidade apoiado pela Webventure, no último domingo, em Campos do Jordão. Muito pelo contrário, ela foi um desafio a mais às 86 equipes.

O primeiro contato com a terra antecedia a própria competição. Com o
intuito de colocar as equipes no espírito de Copa, um elemento de cada uma delas, tinha de ir até a beira do rio para procurar uma das 100 senhas enterradas pela Trilhabrazil. Sem isso, a equipe não receberia sua planilha onde todos os detalhes da prova estavam explicados: “Saindo da Estação, seguir para a beira dos trilhos, cruzá-los até uma ponte pênsil por cima do Rio Capivari. Depois, cruzar a estrada, em direção à trilha …” Só que a explicação não era literal, mas
com desenhos acrescidos de distâncias e velocidade.

Deslizes – A lama acrescentou bom humor à aventura durante os 10km de trilha. “Nada como rir na hora da tensão, quando você está concentrado, ansioso para fazer bonito, para não errar”, diz André Matalon, da equipe “Dalai Lama”, a vice-campeã na etapa anterior, em Taubaté. “E você há de concordar que ninguém segura o riso quando alguém leva um tombo”. E, sem maiores conseqüências, tombos não faltaram.

Para Neusa Maria Lúcio, da estreante “Lantana na Lama”, o riso vinha na hora certa: logo após algum trecho difícil ou antecedendo uma subida que exigia o uso de cordas. “Parecia que a organização tinha encomendado a chuva e o barro pensando exatamente nos escorregões que muitos marinheiros de primeira viagem, como nós, levariam. E olha que foi divertido”.

Agora as equipes aguardam a próxima prova, noturna, marcada para o dia 18 de março, provavelmente, em Pindamonhangaba, também no Vale do Paraíba.


A Copa Paulista de Trekking é organizada pela Trilhabrazil (www.trilhabrazil.com.br) com apoio da Webventure. A etapa de Campos do Jordão também teve patrocínio de Baden-Baden Adventure, Construtora Dolomiti, Chocolates Montanhês e Disk Água da Montanha, além do apoio de ONG CALMA, FLATUR 2000, Estrada de Ferro de Campos do Jordão e Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 17, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure