Foto: Pixabay

Chuva atrapalha último dia do Congresso Brasileiro de Montanhismo

Redação Webventure/ Montanhismo

Escalada esportiva deu o tom do debate no fechamento do 2o Congresso Brasileiro de Montanhismo (foto: Neusa Vedovato)
Escalada esportiva deu o tom do debate no fechamento do 2o Congresso Brasileiro de Montanhismo (foto: Neusa Vedovato)

O penúltimo dia da 1ª Semana Brasileira de Montanhismo foi marcado por muita chuva, que atrapalhou bastante as atividades realizadas ao ar livre, na Praça da Urca.

Um grupo de esportistas de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro estava fazendo um desafio de slackline no local onde rolou o open de boulder, mas o mau tempo acabou encerrando as manobras mais cedo.

Alguns estandes onde estava rolando uma exposição de marcas de equipamento outdoor também fecharam antes do planejado, pois quase não havia visitantes e as ruas do entorno estavam cheias d’água. O Cine Montanha na Praça também foi cancelado.

Debates. Na mesa final do 2º Congresso Brasileiro de Montanhismo, o tema escolhido foi a escalada esportiva. Os participantes trouxeram ideias e problemas para a discussão, que apontou algumas necessidades para o desenvolvimento da modalidade no país.

Questões como a necessidade de uma comunicação melhor com atletas, da busca de patrocínio em empresas fora do segmento outdoor e de mais investimento nas categorias de base deram o tom na discussão.

Logo depois aconteceu o fechamento do Congresso de Montanhismo, onde foi apresentado um resumo esquematizado do que rolou nas mesas e como os diferentes segmentos do montanhismo se encontram organizados o país.

Mais tarde, André Belê e Janine Cardoso retomaram a questão da escalada esportiva nas palestras. Eles falaram um pouco de suas trajetórias, desafios da modalidade e até deram algumas dicas, como usar cintos de lastro durante o treinamento.

Edemilson Padilha fez uma palestra sobre escaladas em estilo alpino, usando alguns de seus exemplos pessoais, e Rodrigo Ranieri contou um pouco de sua trajetória no Himalaia, passando por todos os anos de experiência e preparação, com destaque também para as ascensões no Aconcágua (Argentina).

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi, direto do Rio de Janeiro

Last modified: maio 1, 2012

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure