Webventure

Chuva e altitude são os desafios do Baja Santa Catarina

Luciano Braga explica as condições do seu Chevrolet S 10 para a etapa

Pela primeira vez, a região sul do país vai ser a sede de uma prova de um campeonato brasileiro off-road de velocidade. Da capital catarinense Florianópolis até a pequena cidade de São Joaquim, a 3ª etapa da Copa Baja Brasil de off road, que irá acontecer nos dias 09, 10 e 11 de junho, terá 580 km de percurso em terrenos de muito cascalho. Serão duas especiais (trechos cronometrados), de 67 km e 65 km, no sábado e uma, de 100 km, no domingo. Esta prova também valerá para a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de rali off road e terá a cobertura on line da Webventure.

Mas a dificuldade de rodar sobre os cascalhos não será o principal desafio. Pilotos de carros, motos e quadriciclo terão pela frente a subida da serra, em que a variação de altitude e a queda da temperatura podem atrapalhar. Além disso, a previsão é de chuva, já que é constante nesta época do ano.

“A altitude que afeta a regulagem do carro”, explica Reinaldo Varela, líder da Copa na categoria TT3 Carro. Varela, que esteve no Dakar deste ano, corre com um Troller T5 e acha que a preparação é fundamental para que não haja perda de rendimento. “Estávamos preparados para uma temperatura de 40º e não 4º negativos. Por isso, teremos de ver quais são os recursos que iremos usar na preparação do carro”.

José Koisumi, proprietário da equipe Bikebox, que lidera a categoria Motos Superproduction com André Sawaya, concorda com Reinaldo Varela. “Essa variação tanto da temperatura como da altitude faz com que a carburação do motor varie muito. Vamos tentar fazer um trabalho onde, quando estivermos em um lugar mais baixo, produziremos um meio-termo para que na hora de uma altitude muito grande nós consigamos ter uma performance razoável”. Com esse discurso, Ave, como é conhecido, pretende utilizar a cautela na etapa. “Sabemos que é uma prova diferente das outras, mas estamos encarando com bastante otimismo, mas já que estamos em primeiro vamos administrar essa classificação”, finaliza.

É o que todos os pilotos estão pensando. Para a maioria deles, o importante é o Campeonato Brasileiro de off road como um todo e não simplesmente uma etapa. “Estou pensando em vencer o campeonato brasileiro. A competitividade entre os pilotos está crescendo a cada ano e, por isso, temos que traçar a melhor estratégia para vencer”, finaliza Varela.

Luciano Braga na cola

Colado em Reinaldo Varela, na vice-liderança do brasileiro e em terceiro na Copa Baja, Luciano Braga quer a vitória nesta etapa. “Estaremos lá, em Florianópolis, para tentar vencer a prova”, comenta. Este ano, ele trocou de equipe e agora está na Chevrolet Rally, porém ainda não conseguiu testar realmente a S10 com que irá competir. “A parte de manutenção já está pronta, perfeita. Faltam apenas pequenos detalhes e adaptações”.

Este texto foi escrito por: Andre Pascowitch