Aventura teve 40km (foto: Jonatha Junge/ Divulgação)
No último sábado (19), foi realizada a segunda etapa do Sul Brasilis Adventure, o Circuito Catarinense de Corrida de Aventura. A prova aconteceu na região de Timbó e Pomerode.
Na categoria Expedição, o vencedor nos quartetos foi a Papaventuras e, nas duplas, a Big Wall ficou em primeiro. Na Aventura, o Tucum ficou em primeiro nos quartetos e Os Incríveis foram os melhores nas duplas.
Na categoria Expedição, os 88 atletas largaram no sábado, às 21h, em Pomerode, com um trecho de sete quilômetros de trekking, subindo uma trilha dominada por bambuzais, rumo ao cume do Morro da Turquia, cartão postal da cidade e ponto de decolagem para o vôo livre.
Dali, seguiram por 27 quilômetros de bike, em uma ascensão que chegou a 1400 metros. Foi nesse ponto que a chuva e a neblina se tornaram os protagonistas da prova.
Primeiras desistências – No PC3 foi a vez da canoagem cruzando a Represa do Rio Bonito trouxe muitas supresas. Muitas equipes erraram na navegação e chegaram a remar duas horas além do necessário. O frio, a chuva e o desgaste fez muitos times desistirem da prova.
Após a canoagem, mais 23 quilômetros de trekking, bike e muita navegação. No trecho final, foram 16 quilômetros de canoagem no Rio Benedito, com corredeiras de classe II. A sessão de cordas finalizava o desafio, com 120 metros de tirolesa sobre o mesmo rio e uma falsa-baiana de 50 metros fecharam a prova com chave de ouro.
Os primeiros a chegar foi a dupla Big Wall, Márcio Palermo e Charles da Silva, de Canoas (RS). Eles completaram a prova em 16h50. Logo em seguida, 20 minutos depois, chegou o primeiro quarteto, o Papaventuras, de Venâncio Aires (RS).
Resultados da categoria Expedição
QUARTETO MISTO
1o lugar – Papaventuras / Venancio Aires / RS – 17:10hs
2o lugar – Mountain Brasil / Florianópolis / SC – 17:52hs
3o lugar – Body Imports Adventure / S. José dos Pinhais / PR – 18:02hs
DUPLA
1o lugar – Big Wall / Canoas / RS: 16:50hs
2o lugar – Rio Grande / 2 Irmãos e Rio Grande / RS – 19:00hs
3o lugar – Bike Aventura / Ibirama / SC – 19:40hs
A categoria Aventura largou no domingo (20), às 10h da manhã. O percurso de 40 quilômetros foi montado para iniciantes e praticantes esporádicos.
A largada aconteceu na ponte central de Timbó e os competidores seguiram em trekking por cinco quilômetros até o Museu de Música, na localidade de Dona Clara, onde pegaram as bikes para um percurso de 14 quilômetros.
Após deixarem as bikes, seguiram por mais oito quilômetros de trekking, retornando ao mesmo ponto para mais 10 quilômetros de bike.
O trecho final foi de cinco quilômetros de canoagem pelo Rio Benedito até a ponte em Timbó, mesmo local da largada.
A equipe Tucum, de Curitiba (PR), terminou a prova em 4h. Dois minutos depois chegou a dupla Os Incríveis, também de Curitiba.
Resultados da categoria Aventura
QUARTETO MISTO
1o lugar – Tucum / Curitiba / PR – 4:00hs
2o lugar – Expedição Xokleng / Criciúma / SC – 4:56hs
DUPLA
1o lugar – Os Incríveis / Curitiba / PR – 4:02hs
2o lugar – M2 / Blumenau / SC – 4:03hs
3o lugar – Amigos da Copel / Curitiba / PR – 4:20hs
Este texto foi escrito por: Webventure