Atual 11ª colocada no ranking da UCI (União Ciclística Internacional), a goiana Raiza Goulão faz neste domingo (7), sua última prova antes da estreia no Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Raiza está em Mont-Sainte-Anne, no Canadá, onde será realizada a quinta etapa da Copa do Mundo de MTB Cross Country Olímpico (XCO). Já no Sul do Brasil, o catarinense Érick Bruske terá pela frente uma disputa inédita de MTB, em Florianópolis e São Pedro de Alcântara, o Warm Up Santa Catarina da Brasil Ride.
A etapa canadense da Copa do Mundo é especial para atleta. “Estou feliz demais, foi aqui que tudo começou para mim na minha carreira, quando participei do MTeenB, em 2010, e fui super bem recebida pelo projeto e seus organizadores”, completa a ciclista de 25 anos.
Em 2013, em Mont-Sainte-Anne, ela terminou no sexto lugar em sua participação no sub-23. No ano seguinte, quando fez sua estreia na elite, concluiu em 41º lugar e, em 2015, foi a 24ª colocada. “É uma pista muito técnica e difícil, e esse ano dificultaram ainda mais, por ter mais subidas. Ao mesmo tempo, terei que competir com mais cautela, para não me machucar e não correr riscos com a proximidade da Rio 2016. Tenho certeza de que exigirá esforço físico e muita habilidade dos ciclistas”, conta.
Feliz com a atual posição no ranking da UCI, o melhor de sua carreira, Raiza espera evoluir em seus resultados anteriores e projeta a performance ideal para a Olimpíada. “Voltar para o posto de 11º lugar do ranking é muito motivador, porque comprova toda minha dedicação nesses anos e mostra que é possível conseguir resultados expressivos, afirma Raiza, que nesta temporada obteve sua melhor posição na elite da Copa do Mundo, com o 17º lugar em La Bresse, na França.
Desafio inédito
O catarinense Érick Bruske, que vem de duas vitórias em competições regionais no seu estado, Desafio Márcio May Pedra Branca e Marathon Água da Serra, disputa no fim de semana a edição inédita do Warm Up Santa Catarina. A prova começará no sábado (6), com prólogo de 16 quilômetros no Resort Costão do Santinho e terá continuidade no domingo (7), quando Érick enfrentará 108 quilômetros com altimetria acumulada de 3.719 metros.
“Será uma prova diferente do meu foco, o XCO, mas no sábado teremos um prólogo no Costão do Santinho e será mais parecido do que estou acostumado, com alta intensidade do Cross Country”, avalia Bruske.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 25, 2017