Webventure

Ciclistas brasileiros prontos para a largada do Giants of Rio

Direto do Rio de Janeiro (RJ) – Odair Pereira, Edvando Sousa Cruz, Albert Morguen, Abraão Azevedo, Márcio Ravelli, Amarildo Ferreira, Cleber Nascimento, e, é claro, Jaqueline Mourão. Sim, o mountain bike brasileiro está muito bem representado no Red Bull Giants of Rio, competição multiesportiva de revezamento que acontece hoje (05/12) na cidade do Rio de Janeiro.

A nata esportiva do mountain bike foi selecionada na última etapa da Copa Ametur, famosa competição mineira que tem três etapas durante o ano. Foram 31 bikers selecionados na etapa de Carandaí, assim como as outras modalidades desta competição, que também tiveram seleções de natação, corrida e vôo livre com asa-delta.

O percurso de 40 quilômetros será 90% em asfalto, para desgosto dos 80 mountain bikers de 40 países que foram selecionados para o evento. Haverá escadarias, da Glória e do Corcovado, com subidas e descidas. Subidas carregando a bike e descidas saltando, com muita técnica, proporcionando um show de imagens para os fotógrafos.

Experiência – Para Odair, que já foi campeão pan-americano e brasileiro, fica um pouco a frustração: “nossa expectativa era de fazer trilhas pela mata, mas parece que o Ibama não liberou e sobrou para pedalarmos no asfalto”.

“Mas são os melhores do mundo e estamos nos confraternizando aqui. Esse é o caráter do evento, de intercâmbio, encontramos pessoas que raramente encontraríamos nas mesmas condições em outras provas no mundo. E olha que frequentamos eventos internacionais!”, diz. Experiente, o ciclista fala que sua equipe está competitiva (com o piloto paulista Nenê Rotor, o nadador Carlos Pavão e o corredor João Baptista Estevão) e que a busca pelo prêmio principal de 36 mil reais é possível.

A razão deles estarem no evento é uma só: são os melhores do Brasil. E dos outros 49 bikers estrangeiros é que são os melhores em seus países ou região geográfica, como as equipes seleção do Oriente Médio, Andes, Caribe e América Central.

Porém, os atletas brasileiros não vão se descuidar nas subidas e descidas de escadas e, principalmente, na subida de 12 quilômetros pedalando no morro do Corcovado.

“A idéia é ficar entre os 10 primeiros”, diz Abraão Azevedo, sem medo de encarar a competição. “Conheci os integrantes da equipe e sabemos que o diferencial é a saída da natação”. No Giants of Rio, as modalidades são natação, mountain bike, vôo livre e corrida, nesta sequência. A largada será as 11 horas, da praia de Copacabana.

Ravelli, com o currículo que soma oito títulos brasileiros, faz um mea culpa e diz que não esteve em sua melhor forma este ano, devido às competições de downhill, mas que no ano que vem voltará ao cross-country. Mas não é por isso que deixará por menos a inusitada prova multiesportiva. “A competição existe sim entre nós, pois quando largamos pensamos na boa colocação, mas nesta prova depende de outras pessoas”.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani