O primeiro roteiro oficial de cicloturismo do Brasil, o percurso da Costa Verde & Mar, foi atualizado. Os 270 quilômetros que integram paisagens rurais e litorâneas, passaram a contar com sete etapas. Uma das novidades refere-se à divisão do trecho de retorno, localizado entre as cidades de Bombinhas e Itajaí e considerado o mais longo, somando 60 quilômetros.
O trajeto era repleto de morros e estradas que tornavam a proposta de grau alto. Com a alteração, o retorno passa a ter duas etapas de 35 quilômetros, que percorrem áreas mais planas, consideradas de nível moderado. A proposta foi aplicada para que o cicloturista tenha uma estadia tranquila e possa visitar os pontos turísticos com facilidade, explica o presidente da Associação de Ciclismo (ACBC), Henrique da Silva Wendhausen.
Além disso, foi modificado o início do trajeto, que passa a ser em Itajaí e alterado o fluxo final de chegada da etapa quatro, que liga os municípios de Camboriú e Bombinhas. Antes da atualização, na cidade de Porto Belo, o cicloturista deveria seguir no sentido norte, porém agora poderá percorrer percursos nunca explorados no roteiro, pela área sul.
As três novas melhorias foram propostas para atender a necessidade das centenas de cicloturistas que transitam pelo circuito todos os anos. Foram realizadas pesquisas detalhadas pela associação para chegar a este resultado. As alterações já estão disponíveis no site da Costa Verde & Mar, assim como os guias, mapas e a sugestão de divisão dos trechos que podem ser encontrados ainda nos Postos de Informações Turísticas (PIT). Com as mudanças também serão instaladas novas placas de sinalização em locais onde não há poste de energia elétrica e locais comuns, para a indicação dos percursos aos cicloturistas, afirma a Gestora técnica do Citmar, Vivian Floriani.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 25, 2017