Cilindro de ar comprimido - Webventure

Foto: Pixabay

Cilindro de ar comprimido

Redação Webventure/ Mergulho

Cilindro de alumínio  o mais comum. (foto: Luciana de Oliveira / Webventure)
Cilindro de alumínio o mais comum. (foto: Luciana de Oliveira / Webventure)

O cilindro ou garrafa é o reservatório (de alta pressão) da mistura respiratória (normalmente ar comprimido, e mais recentemente ar enriquecido Nitrox ou mistura especial -Trimix) usado nos equipamentos autônomos de respiração.

Feito de alumínio ou aço tem um volume normalmente entre 11 e 18 litros. A pressão interna de trabalho em media será entorno das 200 atm (3.000 PSI).

Quanto tempo dura um cilindro?
Esta é a pergunta mais comum entre os leigos. Por ser apenas um reservatório, a resposta é logica: depende do consumo. E este depende de cada mergulhador (e da atividade que ele estará tendo debaixo d’água) e da profundidade do mergulho. Quanto mais profundo o mergulho, mais gás é consumido e menor o tempo de fundo.

O ar
Muitos erroneamente chamam o cilindro de “cilindro de oxigênio”, porém o mais comum é contendo ar comprimido (composto por 21% de oxigênio e 79% de nitrogênio), o mesmo que respiramos na superfície.

Partes do cilindro
Torneiras
Têm a função de abrir e fechar o fluxo de ar do cilindro. Existem dois tipos:

  • Tipo K – única saida e abre e fecha;
  • Tipo J – além de abrir e fechar, tem um mecanismo que sinaliza quando a pressão do cilindro está baixa, já em desuso.

    Dicas de aluguel
    O cilindro é normalmente alugado, incluso no mergulho. É válido verificar o bom estado deste equipamento e sua validade (o teste hidrostático vence a cada 5 anos). Verifique a pressão de carga antes de concluir o aluguel ou retirar da estação. Outra dica importante é abrir a torneira e cheirar o ar para ver se não está com cheiro de óleo, o que pode indicar problemas no compressor.

    Conservação
    O cilindro deve ser inspecionado uma vez por ano e testado para pressão (teste hidrostático) a cada cinco. A inspeção visual é normalmente feita em operadoras: a torneira é tirada e o cilindro é lavado e limpo por dentro. Já o teste hidrostático é realizado com água comprimida para observar a dilatação do cilindro e verificar se ele volta ao normal, se há rupturas na parede e se a ferrugem, no caso dos cilindros de aço, já não comprometeu o equipamento. A data deste teste é impressa no cilindro, bem como a data de fabricação.

    Observe essas datas antes de alugar o equipamento. Se possuir um cilindro, cumpra esse prazo: ninguém vai recarregar um cilindro se ele estiver com a data do teste vencida, pois há risco de explosão durante o recarregamento.


    Agradecemos à Narwhal, Atividades Subaquáticas (www.narwhal.com.br) pela colaboração nesta dica.

    Este texto foi escrito por: Sergio Costa, especial para o Webventure

    Last modified: abril 1, 2002

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure