Webventure

Cinco Continentes: sustos no Equador



Na quarta parte de seu diário de bordo, Raphael Karan relata um susto no aeroporto do Equador, despedindo-se na América do Sul rumo ao Alasca.

Apesar dos problemas, relacionados principalmente com sua política e economia, o Equador tem muitos atrativos: a terra é excelente para agricultura e o país está situado estratégicamente entre os dois hemisférios. Há também praias e serras muito bonitas. Porém, o maior atrativo turístico deste país são as Ilhas Galápagos.

Famosas por sua fauna e flora, além de uma beleza intocada, essas ilhas foram o ponto de partida para Charles Darwin desenvolver sua Teoria da Evolução da Espécies. Foi este o local onde fiquei parado mais tempo em toda a minha viagem. Foram nove dias nos quais consegui enviar minha moto por avião para o Panamá.

Graças a esta operação, deixei de atravessar o território colombiano, atualmente mergulhado numa guerra civil. Para conseguir finalizar esse processo, contei com a ajuda da DHL do Equador, ao qual sou especialmente grato.

Saquinhos – Eu aguardava o meu embarque no aeroporto de Guayaquil quando escutei meu nome sendo anunciado no alto-falante. Apresentei-me na administração e imediatamente um policial pediu para que eu o acompanhasse. Cheguei a um local onde estava toda a minha bagagem, além de outros policiais e alguns cães farejadores.

Eles pediram para que eu abrisse a minha maleta, a única que levo que não é impermeável. Por esse motivo, tudo que vai dentro dela é embalado com sacos plásticos.

Quando os policiais viram tudo embalado em saquinhos, acreditaram que tinham descoberto um narcotraficante brasileiro. Porém, logo depois de abrir os tais saquinhos, viram que se tratava apenas de um pobre motociclista tupiniquim.

Entre os oceanos – Depois desse susto, peguei o avião em direção ao Panamá. Fui conhecer o famoso canal do Panamá. São três imensas eclusas de cada lado levando os navios do Atlântico para o Pacífico e vice-versa.

Os panamenhos chamam-se o tempo todo de “mi amor ou “mi ciel”. São todos muito carinhosos. Há sempre um bom astral no ar.

A expedição Cinco Continentes tem apoio de Webventure, Berlitz, DHL, Morumbi Shopping, Michelin, Leather Way, Braitner, Mercearia, Eldorado FM e revista Motociclismo.

Este texto foi escrito por: Raphael Karan