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Cintos de segurança foram utilizados pela primeira vez em 1896

Redação Webventure/ Offroad

Cinto Sparco de 4 pontos (foto: Divulgação)
Cinto Sparco de 4 pontos (foto: Divulgação)

Os cintos de segurança são itens de uso obrigatório, tanto em carros de passeio, que circulam nas ruas, quanto nos veículos de competição, que estão nos autódromos e nas trilhas off road.

Utilizados pela primeira vez em 1896, pelos pilotos que disputaram a corrida Paris-Marseille, os cintos de segurança passaram a equipar os carros de rua em 1949.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a não utilização do cinto de segurança nas vias públicas é infração grave, punida com multa e cinco pontos na carteira de habilitação do infrator.

Os cintos dos carros de rua são diferentes dos usados em competição. Nos primeiros são utilizados cintos retráteis e com três pontos de fixação. Já os especialmente feitos para competições têm de quatro a seis pontos, com regulagem manual das tiras.

Para as competições, os cintos de segurança devem ser homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que recebem um selo de certificação, indicando também a data de validade dos mesmos, que é de cinco anos. Os cintos de segurança de competição devem ter, no mínimo, três polegadas de largura para os quatro pontos principais.

Este texto foi escrito por: Fábia Renata

Last modified: dezembro 31, 2007

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