Luiz Makoto da Scott: luta pela liderança no Circuito (foto: Débora de Cássia)
A disputa pelo Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura entra em sua fase decisiva. Faltando apenas três provas para o final da competição, as equipes procuram mostrar suas habilidades e muito preparo para garantir uma boa colocação. Serão ao todo sete etapas e a quinta estará acontecendo entre hoje e amanhã em Campos do Jordão (SP).
Até agora, a equipe Adventure Gears Caloi Lontra Radical, de São Paulo, é a primeira colocada com 24 pontos na soma acumulada das etapas. A liderança foi conquistada depois de duas vitórias seguidas na 3ª e 4ª etapas, realizadas em Santa Rita do Passa Quatro (SP) e na região do litoral norte de São Paulo.
A Lontra vem seguida pela Scott, antiga equipe Guiça, que tem entre seus integrantes o experiente Luiz Makoto. A diferença entre as duas equipes é de apenas sete pontos (a Scott tem 17). Com 14 pontos, na terceira colocação, está a Reebok Impact, que também promete esquentar a disputa na busca por uma melhor classificação no Circuito.
Como o primeiro colocado marca 8 pontos, a liderança pode sair das mãos da Lontra Radical caso a equipe Scott vença a prova. Se a Lontra vencer, porém, amplia a sua vantagem. Apesar de serem as favoritas, ao lado de outros times experientes como Tribo dos Pés, Rosa dos Ventos e Supplex, é possível, que um time revelação vença e que os resultados em Campos mudem completamente a ordem de classificação do CBCA.
Somando os pontos – Para que possam ganhar pontos no Circuito, as equipes devem contar com pelo menos uma mulher em sua formação. Além disso, o time campeão deve manter pelo menos dois integrantes competindo em todas as etapas.
Outra regra: são computados no final os melhores resultados obtidos pelas equipes em cinco das sete etapas disputadas. Assim, os times não serão prejudicados no final, mesmo deixando de participar de uma etapa. Ganham pontos os cinco primeiros colocados de cada prova na categoria Expedição (a principal, onde os competidores percorrem todo o trajeto preestabelecido).
O primeiro colocado recebe oito pontos, o segundo seis pontos, o terceiro cinco pontos, o quarto quatro pontos, e o quinto três pontos. Todos os que terminam a prova na categoria Expedição recebem um ponto.
Treinamento – Além de estarem competindo em busca de uma melhor classificação, muitos dos times considerados favoritos estão aproveitando esta etapa como mais um bom treinamento para a EMA Expedição Mata Atlântica maior corrida de aventura da América Latina , que será realizada entre 23 de novembro e 02 de dezembro na área paraense da Amazônia. Já correremos desta vez com a formação da EMA. Pretendemos andar forte!, explica Tom Papp, um dos integrantes da Supplex.
Como desta vez não será permitido apoio e os times terão quatro integrantes, como na EMA, os participantes poderão treinar principalmente as melhores estratégias para transporte de mantimento, além de formas de manter em equilíbrio o psicológico dos participantes.
As próximas etapas do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura acontecerão entre 07 e 09 de setembro, em algum estado nordestino ainda não definido (Rota Nordeste) e entre 12 e 14 de outubro em Juquiá (SP) . A equipe que vencer o Circuito levará R$ 15.000,00 em dinheiro e R$ 5.000,00 em forma de inscrição para a EMA 2001 ou em bônus de inscrição para as etapas do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura 2002.
Confira abaixo a classificação geral até agora.
Quer saber mais sobre Campos do Jordão? Visite o Destino Aventura!
Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura –
classificação após quatro etapas
1) Adventure Gears – Caloi – Lontra Radical (SP) – 24 pontos;
2) Scott (ex- Guiça) – 17 pontos;
3) Reebok Impact (SP) 14 pontos;
4) Aventura (SP) 12 pontos;
5) Tribo dos Pés (RJ – SP) 11 pontos;
6) I Bike (SP) 09 pontos;
Rosa dos Ventos – Qualyfruit (SP) 09 pontos;
7) Bairro da Serra (SP) – 08 pontos;
8) Supplex (SP) – 05 pontos;
9) Iancatu Bravox(SP) 04 pontos;
Bicho do Mato (São Carlos – SP) 04 pontos;
10) N.X.R. (SP) – 02 pontos;
Gesner – Acampamento Base(SP) 02 pontos;
Oskalunga (DF) 02 pontos;
Original Kayaks (SP) 02 pontos;
11) MAX – Track&Field (SP/CE) 01 ponto;
Atenah (SP) 01 ponto;
Floripa Sul Brasilis(SC) 01 ponto;
Ekkipoglós (SP) 01 ponto;
Azimute / Bio Ritmo(SP) 01 ponto;
BRATT (SP) 01 ponto;
Storm (SP) 01 ponto;
Progress Quasar (SP) 01 ponto;
Race (SP) 01 ponto;
Portal do Morumbi / Line-up Sports (SP) – 01 ponto.
Este texto foi escrito por: Debora de Cassia