Canoa da equipe Tribo Q Pira de Sebastião Cuattrin. (foto: Divulgação)
A abertura do Circuito Outrigger da Costa da Mata Atlântica, disputa de canoas havaianas, aconteceu no último sábado (29/01) na Ponta da Praia, em Santos (SP).
E a estrela da competição foi o canoísta olímpico Sebastião Cuattrin, que venceu em todas categorias que disputou: na OC6 (seis remadores) – pela equipe masculina Tribo Q Pira – e na mista Poseidon Panunovu, além de ter ganho o título na OC1 (canoa indivudual).
Disputa na Masculina – Na disputa masculina, a equipe Brucutus PowerCenter, de Bertioga (SP), era a favorita. Mas a atual campeã brasileira teve de se contentar com a 2ª colocação, seguida da Burikioka.
Os canoístas da Tribo Q Pira, apesar de nunca terem treinado juntos, mostraram muita força. Nosso desempenho foi excelente, a canoa estava violenta. Na final, a gente achou a remada, afirmou Cuattrin, que possui mais de 90 títulos nacionais na canoagem e quatro olimpíadas no currículo.
A equipe foi recém-formada e promete muito, aposta ele, que teve como companheiros Alex Reis, David Jesus, André, Valtinho, Celso Filetti e Fábio Paiva (atuando como leme).
Entre as equipes mistas (três homens e três mulheres na canoa) a Poseidon Panunovu levou a melhor, numa briga equilibrada com a Shark, outra força de Bertioga (SP). Em terceiro lugar ficou a Brucutus. Foi difícil, mas conseguimos abrir vantagem na parte final, ressaltou Cuattrin, que além de Alex Reis, remou com Felipe Neumann, Fernando, Celusa, Marta e Patrícia.
Vale destacar que esta categoria também contou com a presença de outra atleta olímpica, a ex-jogadora de vôlei Ida, que hoje se dedica às provas de aventura e usa as canoas como preparação. Nas disputas individuais femininas, Sara Santos confirmou o favoritismo, deixando Sofia em 2º lugar, seguida de Celuza.
A etapa de abertura do Circuito de Outrigger da Costa da Mata Atlântica reuniu 12 equipes e mais de 50 atletas. Ao final da competição os campeões do ranking ganharão a inscrição para o Rio Waa, disputa internacional da modalidade realizada no final do ano no Rio de Janeiro.
Já o clube que somar mais pontos ganhará uma canoa OC1. O Circuito terá seis etapas. A próxima disputa está marcada para o dia 2 de abril, novamente na orla santista.
Este texto foi escrito por: Webventure