Equipe é a grande favorita em 2008. (foto: Divulgação)
No Rally Dakar, ninguém foi capaz de superar a Mitsubishi nos últimos cinco anos. Já no Campeonato Mundial de Rally (WRC) de velocidade, a supremacia nos tempos recentes é da Citroën. A equipe francesa é a atual tetracampeã mundial, graças ao francês Sebastien Loeb, o piloto a ser batido no WRC.
Citroën e Loeb mantêm o discurso humilde, porém surgem como ainda mais favoritos para a temporada 2008, que começa hoje, graças à aposentadoria dos franceses Marcus Gronholm e Timo Rautiainen, vice-campeões no ano passado e principais ameaças a Loeb e seu navegador Daniel Elena.
A equipe francesa tem ainda outro carro favorito, composto pelos espanhóis Daniel Sordo e Marc Marti. Enquanto Sordo luta por sua primeira vitória, Loeb pode se tornar o recordista em vitórias no Principado de Mônaco caso vença a etapa de abertura, entre hoje e sábado, em Monte Carlo.
A única preocupação dos componentes da Citroën neste momento é em conhecer como se dará a troca de comando: Oliver Quesnel assumiu o posto do bem-sucedido Guy Fréquelin, responsável direto pelo sucesso dos franceses em 2004, 2005, 2006 e 2007.
A temporada – O Mundial de Rali neste ano conta com seis equipes novas, como a Suzuki. A categoria ainda contará com vários competidores estreantes, correndo por conta própria.
A principal novidade no calendário se dá pela presença de uma prova na Jordânia. Além dela, serão outras 14, ao longo de 11 meses do ano a caravana do WRC passam por cinco continentes diferentes e enfrentam superfícies completamente diferentes, como terra, barro, cascalho, pedras, asfalto, gelo e neve.
Este texto foi escrito por: Webventure